Dia do Pão de Queijo: 3 receitas deliciosas e diferentes do óbvio para preparar em casa em poucos minutos

Data celebrada nesta segunda-feira (17) é oportunidade para experimentar novas versões de um dos quitutes mais tradicionais do país

Leticia Teixeira Leticia Teixeira -
Pão de queijo de liquidificador: receita fácil, com poucos ingredientes e ótima para acompanhar o café
(Foto: Captura de Tela/YouTube/Receitas Luciana Venâncio)

Poucos alimentos combinam tanto com café recém-passado quanto o pão de queijo. Nesta segunda-feira (17), quando é celebrado o Dia do Pão de Queijo, o clássico brasileiro ganha ainda mais espaço à mesa.

Embora a receita tradicional continue entre as favoritas, pequenas mudanças permitem criar versões diferentes sem abandonar a combinação de polvilho e queijo. Além disso, algumas opções podem servir tanto para o café da manhã quanto para o lanche da tarde.

Entre as possibilidades estão uma versão recheada com doce de leite, outra preparada com muçarela e até um bolo de pão de queijo. Confira três maneiras de aproveitar a data.

Pão de queijo recheado com doce de leite

Para a primeira receita, são necessários uma xícara de leite, uma de óleo, uma colher de chá de sal, três ovos, três xícaras de polvilho doce, 300 g de queijo minas meia cura e ¾ de xícara de doce de leite cremoso.

Primeiro, bata leite, ovos, sal, polvilho e óleo no liquidificador. Depois, acrescente o queijo, distribua a massa em forminhas untadas e asse a 180 °C até dourar. Por fim, recheie os pãezinhos com doce de leite.

Duas opções para variar o preparo

Outra alternativa leva água, leite, óleo, sal, 200 g de muçarela, queijo parmesão e 500 g de polvilho azedo. Nesse caso, água, leite, óleo e sal devem ferver antes de receber o polvilho. Em seguida, entram os queijos, e a massa é moldada em bolinhas antes de ir ao forno por aproximadamente 30 minutos a 180 °C.

Já quem prefere um formato diferente pode apostar no bolo de pão de queijo. A preparação leva polvilho doce, leite, óleo, ovos, parmesão, sal e fermento. Depois de misturados, os ingredientes vão para uma forma com furo central e assam por cerca de 30 minutos a 180 °C.

Assim, o Dia do Pão de Queijo pode virar uma boa desculpa para testar sabores e formatos diferentes de uma receita já conhecida.

Leticia Teixeira

Leticia Teixeira

Estudante de Jornalismo e estagiária do Portal 6, é curiosa, apaixonada por comunicação e está sempre em busca de aprender, observar e contar boas histórias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias