Carro quase centenário acumula ferrugem e desgaste após 15 anos retirado de exposição em Goiânia
Ford 1929 ficou exposto no Parque Zoológico durante décadas, mas foi transferido a estacionamento após tenda que o cobria estragar

Durante décadas, quem passava pelo Parque Zoológico de Goiânia podia se deparar com um carro antigo em exibição: um Ford 1929.
Quase uma relíquia, o veículo que ficava ao lado do Museu de Ornitologia José Hidase já não chega mais aos olhos do público. Está guardado há cerca de 15 anos, depois de ser removido do local em 2011, durante a reforma da estrutura.
Desde então, ele fica no estacionamento da área administrativa, acumulando sinais de desgaste e abandono. Chegou a ser usado como depósito de pneus, em certo momento.
Fabricado há quase um século, o Ford 1929 já tem pneus furados, ferrugem evidente e pintura desgastada. É possível que as peças internas também precisem de restauro, embora não fiquem visíveis.
Segundo contou o ex-diretor da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Aldair Queiroz, ao O Popular, a pasta já tentou restaurar o veículo antes, quando ainda era a responsável pelo zoológico.
A equipe fez consultas para estimar qual seria o custo, mas não teve recursos suficientes para resolver o problema à época – um valor que seria de aproximadamente R$ 80 mil.
O processo – que seria burocrático porque também dependeria de acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – não avançou, e a proposta acabou descartada quando mudou a gestão.
De acordo com Aldair, o Ford ficava embaixo de uma tenda ao lado do museu, mas ela foi se desgastando. Sem verba para substitui-la, o veículo foi levado ao estacionamento administrativo, onde costumam ficar os carros usados pela Prefeitura.
O automóvel aparece na relação de bens tombados do município de Goiânia, mas a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) não teria conseguido confirmar o tombamento.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!







