Casal de 63 e 68 anos transforma van em casa, percorre 73 mil quilômetros e consegue chegar ao Alasca

Casal de 63 e 68 anos transforma van em casa, percorre 73 mil quilômetros e consegue chegar ao Alasca

Gabriel Yuri Souto Gabriel Yuri Souto -
Débora Lemos e Marcos Venício chegaram ao Alasca após percorrer milhares de quilômetros em uma Renault Master transformada em motorhome.
Débora Lemos e Marcos Venício chegaram ao Alasca após percorrer milhares de quilômetros em uma Renault Master transformada em motorhome. (Foto: Reprodução)

Aos 63 e 68 anos, um casal de Goiânia decidiu trocar o conforto de casa por uma aventura sobre quatro rodas. Depois de transformar uma van em motorhome, os dois cruzaram diversos países, enfrentaram dificuldades na estrada e conseguiram realizar o sonho de chegar ao Alasca, nos Estados Unidos.

Os protagonistas dessa história são Débora Lemos, de 63 anos, professora de microbiologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), e Marcos Venício, de 68, microempresário do ramo de máquinas de costura.

Juntos há 38 anos, eles já acumularam aproximadamente 73 mil quilômetros percorridos na atual jornada pelas Américas, que começou em março de 2025.

A ideia surgiu anos antes, durante uma visita a Machu Picchu, no Peru. Na ocasião, conheceram outros brasileiros que viajavam de carro até o Canadá e perceberam que também poderiam realizar uma aventura semelhante.

Com os filhos adultos e independentes, decidiram que havia chegado o momento de tirar o projeto do papel.

O casal levou as bandeiras do Brasil e de Goiás durante a viagem que cruzou vários países até o extremo norte das Américas.

Casal transformou van em casa para viajar pelas Américas

Em julho de 2021, Débora e Marcos compraram uma Renault Master e começaram a transformar o veículo em uma verdadeira casa sobre rodas.

Grande parte da adaptação foi realizada pelo próprio Marcos, com ajuda da esposa e dos filhos.

O motorhome ganhou estrutura para dormir, preparar refeições e armazenar os pertences necessários para longos períodos longe de casa.

Além disso, o casal instalou equipamentos para garantir mais autonomia durante as viagens.

Antes de partir rumo ao Alasca, os dois testaram o veículo em outros trajetos, incluindo uma viagem até o Chuí, no Rio Grande do Sul, e uma aventura até Ushuaia, na Argentina.

Débora e Marcos transformaram a rotina em uma vida sobre rodas e atravessaram as Américas dentro do próprio motorhome.

A experiência ajudou a preparar o casal para o desafio de cruzar o continente americano.

Em março de 2025, finalmente começaram a jornada que os levaria ao extremo norte das Américas.

Durante o percurso, passaram por países da América do Sul, América Central e América do Norte. Em Cartagena, na Colômbia, precisaram colocar o veículo em um contêiner para transportá-lo até o Panamá, enquanto fizeram o trajeto de avião.

Depois, retomaram a viagem por terra, enfrentando estradas desconhecidas, diferenças culturais e até problemas com o próprio motorhome.

Viagem teve para-brisa quebrado e dificuldade para encontrar combustível

Apesar do planejamento, nem tudo aconteceu como o casal imaginava.

Na Bolívia, por exemplo, os dois enfrentaram uma crise de abastecimento e tiveram dificuldades para encontrar combustível adequado para o motorhome.

A situação chegou a colocar a continuidade da viagem em dúvida.

Já nos Estados Unidos, uma pedra atingiu o para-brisa da Renault Master e provocou um problema ainda maior.

Como o modelo não é comercializado naquele mercado, encontrar uma peça de reposição se tornou uma verdadeira missão.

O casal passou cerca de 20 dias em Orlando tentando resolver a situação, mas precisou continuar a viagem com o vidro danificado.

A substituição só aconteceu posteriormente, na Guatemala, onde pagaram aproximadamente R$ 3,4 mil por um novo para-brisa.

Mesmo com os contratempos, Débora e Marcos continuaram seguindo o roteiro.

Juntos há décadas, Débora e Marcos decidiram transformar um antigo sonho em uma longa viagem de motorhome.

Chegada ao Alasca realizou sonho antigo do casal

A conquista mais aguardada aconteceu em 28 de agosto de 2025, quando os goianos finalmente chegaram ao Alasca, após quase seis meses de viagem.

O momento foi marcado por comemorações, fotografias e ligações para os familiares que acompanhavam a aventura à distância.

Durante a passagem pela região, os dois conheceram paisagens cobertas de gelo, observaram animais silvestres e tiveram a oportunidade de contemplar a aurora boreal.

Além das belezas naturais, também conheceram moradores locais e brasileiros que estavam no estado norte-americano.

Em entrevista ao Mais Goiás, Débora contou que alcançar o destino representou a realização de um desejo cultivado havia anos.

Entretanto, a chegada ao Alasca não significou o fim da aventura.

Depois de uma pausa no Brasil, entre novembro de 2025 e abril de 2026, eles retomaram a viagem e seguiram explorando outros destinos.

Atualmente, percorrem países da América Central no caminho de volta para Goiânia, com previsão de chegar ao Brasil em dezembro de 2026.

E os planos não terminam por aí. O casal já considera novas viagens pelos Estados Unidos e até pela Europa.

A experiência também passou a ser compartilhada nas redes sociais, por meio do perfil @viagensmagnificas62, onde os dois mostram as paisagens, os desafios e a rotina dentro do motorhome.

Depois de milhares de quilômetros e incontáveis experiências, Débora e Marcos pretendem continuar conhecendo novos lugares, mostrando que a aposentadoria e a chegada da terceira idade também podem abrir espaço para grandes aventuras.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gabriel Yuri Souto

Gabriel Yuri Souto

Formado em Marketing, é especialista em SEO e estratégias de crescimento de audiência. Atua na produção de conteúdo digital, com foco em posicionamento nos mecanismos de busca, análise de desempenho e desenvolvimento de pautas orientadas por dados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.