6 motivos que podem levar à suspensão do seu benefício pelo INSS
Ser preso ou deixar de realizar Prova de Vida são exemplos que podem gerar pausa nos pagamentos mensais
Os benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são uma forma de oferecer suporte para aposentados e pensionistas a se equilibrarem economicamente. Contudo, existem algumas situações em que os segurados podem ter o pagamento mensal suspenso.
Portanto, confira a seguir uma lista com motivos que podem levar à suspensão do seu benefício pelo INSS.
6 motivos que podem levar à suspensão do seu benefício pelo INSS
Primeiramente, é importante deixar claro: ter o benefício suspenso não é a mesma coisa de tê-lo cancelado (cessado).
Quando o pagamento mensal é suspenso, é uma medida temporária, devido a alguma ação que não foi feita e que acabou bloqueando temporariamente o benefício.
Sendo assim, quando o benefício é cancelado, não há forma de recuperar o seu recebimento.
Vale destacar que a suspensão do benefício pode acabar levando ao cancelamento. Contudo, o segurado receberá diversos avisos antes do pagamento ser definitivamente encerrado.
Tendo isso posto, podemos começar com a lista de motivos que podem levar à suspensão do pagamento mensal do INSS.
1. Benefício concedido com erros
A Previdência Social tem um mecanismo própria para regularizar a situação dos pagamentos dos segurados e evitar que ocorram injustiças.
Sendo assim, no caso de ser encontrado algum benefício que foi concedido com valor diferente do que ele tinha direito, ou ainda por divergências na documentação, o pagamento é suspenso.
Nesse caso, o segurado precisa se atentar ao comunicado do INSS, identificar o motivo do problema e corrigir para voltar a receber o benefício.
2. Faltar à Prova de Vida
A prova de vida é um exame feito anualmente para que a Previdência saiba que o segurado está vivo e pode continuar a receber o benefício normalmente.
Desse modo, caso você não faça o exame até o prazo estipulado pelo INSS, o benefício ficará suspenso até que você o faça.
3. Receber salário-maternidade
O Salário Maternidade é um benefício oferecido àquelas seguradas que precisam se afastar do trabalho por ter dado à luz, adotado um filho ou fatores relacionados.
Dessa forma, quem a aposentadoria ou auxílio é suspenso até que o benefício se encerre.
4. Prisão
Caso o segurado seja preso, o pagamento do benefício é suspenso e só volta a ser liberado quando ele voltar à liberdade.
5. Reabilitação profissional
A Reabilitação Profissional é um serviço do INSS que tem oferece aos aposentados por incapacidade permanente a oportunidade de readaptação profissional para retornar ao mercado de trabalho.
Porém, caso o segurado se recuse a fazer o procedimento, o pagamento será suspenso até que ele o faça.
6. Não apresentar certificado de vacinação obrigatória do dependente
A pessoa que recebe o benefício do Salário Família deve comprovar, todos os anos, o atestado de vacinação obrigatória para seus dependentes de até seis anos de idade.
Caso o certificado não seja apresentado, o benefício será suspenso até que o segurado apresente o documento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!