Goiás não solicitou a presença das Forças Armadas para o dia das eleições 2022

14 estados fizeram pedido cujo prazo máximo ainda não foi determinado pelo TSE

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Goiás não solicitou a presença das Forças Armadas para o dia das eleições 2022
(Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil)

Até o momento, nenhuma cidade de Goiás solicitou a presença das Forças Armadas para reforçar a segurança durante a votação e apuração nas eleições de 2022. De acordo com um levantamento feito pelo jornal O Globo em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) do Brasil, o estado faz parte das 14 unidades federativas, além do Distrito Federal, que não requereu a presença da instituição durante o momento. 

Em contrapartida, 439 municípios de 10 estados pediram a participação da organização para assegurar a proteção durante a contagem dos votos.

Entre eles, estão: Maranhão (97), Rio de Janeiro (92), Piauí (85), Pará (78), Mato Grosso (29), Acre (22), Mato Grosso do Sul (11), Amazonas (10), Ceará (10) e Tocantins (05). 

Apenas o Rio Grande do Norte e Bahia ainda estão sob avaliação e não decidiram se irão ou não solicitar a participação da instituição durante a ação. 

As cidades interessadas em pedir o recurso devem enviar a demanda à Justiça Eleitoral. 

O prazo máximo para pedir o apoio das tropas ainda será definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conforme o decreto nº 11.172/2022 publicado no dia 12 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU). 

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade