Com baixa adesão, campanha contra a pólio fica muito distante da meta em Goiás
Secretaria considera resultado satisfatório, mas cobertura ainda está longe de alcançar índice preconizado pelo Ministério da Saúde de 95%
A cobertura vacinal contra a poliomielite em Goiás saiu de 46% para 51,55% após o Dia D de imunização, realizado no último sábado (08). Os dados parciais foram obtidos por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO).
Ao Portal 6, a pasta diz que considera que o percentual conquistado na data de reforço é “satisfatório”. Para afastar o risco da doença e atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, porém, o estado deve ter 95% das crianças menores de 5 anos vacinadas contra a doença.
A SES esclarece que os municípios ainda estão registrando as doses aplicadas no Dia D e que o contingente deve aumentar ao longo da semana. Até a tarde desta segunda-feira (10), 209 mil vacinas administradas em crianças de um a quatro anos de idade. A faixa etária mais defasada é a de dois anos, que registra 47,91% de cobertura.
O Dia D foi o último evento para tentar atrair o público a se imunizar contra a poliomielite. Além da doença, estavam disponíveis vacinas contra a Covid-19, influenza, sarampo, HPV, febre amarela e outras de rotina.
Municípios
Em Goiânia, dados parciais indicam que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 5.580 imunizantes para a prevenção da poliomielite no Dia D. O número, ainda parcial, é maior que o registrado na primeira ação, em 30 de agosto, quando 4.692 doses foram administradas.
Já em Anápolis, 2.094 crianças receberam a vacina. Nos dois meses de campanha, 11.988 imunizantes foram aplicados, uma cobertura de 54,4% das 21.974 pessoas nesta faixa etária.