Vacinação contra gripe será prorrogada em todo o estado de Goiás

Nestes primeiros cinco meses do ano, Goiás já conta 338 mortos por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Samuel Leão Samuel Leão -
Vacinação contra gripe será prorrogada em todo o estado de Goiás
Pessoa recebendo imunizante contra a gripe. (Foto: Arquivo/ SES).

O Estado de Goiás vai prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – que estava marcada para finalizar nesta quarta-feira (31). A decisão vai ao encontro da baixa adesão – que alcançou apenas 46,74% da população, sendo que o preconizado é de 90%.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), mais de 4 mil casos Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Nestes primeiros cinco meses do ano, Goiás já conta 338 mortos por Srag.

Pontos como a chegada do inverno, com umidade e temperaturas mais baixas e o aumento de óbitos, preocupam o órgão. E 2022, a prorrogação da campanha se estendeu até o mês de agosto, o que poderá ser uma realidade também neste ano.

Dentre as várias questões que influem sobre o alcance da imunização, há a circulação de informações falsas acerca de vacinas, o que diminuiu a procura.

Em Anápolis, o grupo prioritário foi alcançado em 44,82%, com um total de mais de 92 mil doses aplicadas. Somando ao público geral, foram aplicadas 125.564 doses no município até esta segunda-feira (29). O total de casos de influenza que resultaram na Srag neste ano foi de 25, dos quais 04 não resistiram às complicações.

Já em Goiânia, o alcance foi de 42,76% do público pretendido. Em 2023 a capital teve, até o momento, 63 casos de Srag que progrediram da influenza, dos quais 05 foram a óbito. A maioria dos atingidos tinha problemas cardiovasculares, diabetes ou outras comorbidades.

Em todo o estado, apenas 198,5 mil, do total de 554,5 mil cidadãos prioritários, foram vacinados. Desde o começo da campanha, no dia 04 de abril, o SES distribuiu um total de 2,2 milhões de doses entre as cidades de Goiás.

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade