6 moedas mais desvalorizadas do mundo (a última poucos sabiam)
As oscilações das taxas de câmbio afetam países de formas inesperadas e surpreendentes. Confira quais estão em baixa no momento
Constantemente países do mundo todo passam por efeitos de flutuações em suas taxas de câmbio. E isso é um efeito inevitável dentro do sistema financeiro global.
Assim, com as mudanças, algumas moedas acabam ficando desvalorizadas, enquanto que outras experimentam o poder da ascensão significativa.
Pensando nessa frequente montanha russa cambial, separamos para você uma lista atualizada com o ranking dos países com as moedas mais defasadas até o momento.
6 moedas mais desvalorizadas do mundo (a última poucos sabiam)
1. Peso Argentino (ARS)
O top1 da lista é o peso argentino. A moeda sofreu uma desvalorização recente de mais de 54,24% no início do pregão de março. Essa constante depreciação ocorre após o governo ultraliberal de Javier Milei anunciar um forte aperto fiscal para tentar combater a inflação anual descontrolada.
2. Bolívar Venezuelano (VES)
Por ser uma economia grande e totalmente dependente da exportação de commodity mundial, a Venezuela enfrenta graves problemas. O país crava a maior inflação global, projetada em 1.600% para este ano, pela Ecoanalítica. Assim, isso faz com que os venezuelanos usem outras moedas e deixem de lado o bolívar.
3. Rial Iraniano (IRR)
No ranking de moeda mais desvalorizada, o Rial passou por décadas de sanções norte-americanas e ocidentais contra o país dos aiatolás. Dessa forma, isso enfraqueceu seu sistema financeiro e causou o depreciamento contínuo da moeda.
4. Dólar do Zimbábue (ZWL)
A desvalorização dessa moeda tem ocorrido por conta de uma decisão do Banco Central do país africano que decidiu por retirar sua moeda de circulação. Assim, o motivo foi após perder todo valor financeiro como consequência de um processo de inflação galopante, levando à banalização das notas de quadrilhão de dólares (zimbabuanos).
5. Real Brasileiro (BRL)
A perda de valor da moeda brasileira tem sido por conta da influência da crise econômica de 2015-2016 e, principalmente, pela pandemia. Outros fatores que contribuíram para essa má fase foram a influência dos juros norte-americanos e, no Brasil, o déficit fiscal da dívida pública e a instabilidade institucional.
6. Lira Turca (TRY)
Por fim, a Lira Turca tem passado recentemente por uma série de turbulências em sua economia. Assim, a desvalorização dessa moeda da Turquia tem sido atribuída a preocupações com a política monetária do país, tensões geopolíticas e, principalmente, flutuações nos mercados internacionais.
Mudanças nas políticas do governo, como taxas de juros e intervenções cambiais, também afetaram a taxa de câmbio da moeda.
E aí, você curtiu esse conteúdo? O que achou da matéria que exibimos agora? Então, leia essas outras matérias aqui disponíveis logo abaixo também e surpreenda-se:
6 moedas mais estranhas e raras do mundo (a última poucos conhecem)
Portanto, siga o Portal 6 no Instagram: No @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo digital e em tempo real para você!