Os nomes que resistem ao tempo e dominam o Brasil há quase 100 anos

Muitos deles têm origem religiosa, histórica ou familiar, o que contribui para sua permanência ao longo do tempo

Gabriella Licia Gabriella Licia -
6 nomes bonitos que fogem do tradicional e o significado de cada um cartórios
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Em um país onde as tendências mudam rapidamente, alguns nomes continuam firmes no topo das escolhas dos brasileiros, geração após geração.

Eles atravessaram décadas, se adaptaram a diferentes épocas e continuam marcando presença em certidões de nascimento de Norte a Sul.

Segundo dados oficiais, os registros mostram que alguns nomes se mantêm entre os mais populares há quase um século, ultrapassando a marca de milhões de pessoas batizadas.

Muitos deles têm origem religiosa, histórica ou familiar, o que contribui para sua permanência ao longo do tempo.

Veja quais são os 10 nomes que mais marcaram presença no Brasil nos últimos 100 anos

1. Maria – 11.734.129 registros

Clássico absoluto, Maria é um dos nomes mais simbólicos da cultura brasileira, com forte ligação religiosa. É usado tanto de forma simples quanto em composições (Maria Clara, Maria Eduarda, Maria Luiza).

2. José – 5.754.529 registros

Assim como Maria, José é um nome bíblico e tradicional, muito usado também em combinações como José Carlos e José Roberto.

3. Ana – 3.089.858 registros

Simples, delicado e atemporal, Ana é o tipo de título que nunca sai de moda. Costuma ser combinado com outros (Ana Beatriz, Ana Paula), o que reforça sua popularidade.

4. João – 2.984.119 registros

Outro clássico bíblico que atravessa gerações. João é forte, curto e muito presente em composições (João Pedro, João Vitor).

5. Antônio – 2.576.348 registros

Esse é mais um tradicional que carrega respeito e seriedade, muito comum entre gerações mais antigas, mas que ainda aparece bastante nos registros atuais.

6. Francisco – 1.772.197 registros

Com forte apelo religioso e afetivo, Francisco é um nome que transmite simplicidade e sabedoria.

7. Carlos – 1.489.191 registros

Termo masculino com sonoridade marcante, que esteve no auge nas décadas de 1960 e 1970, mas ainda segue presente nas escolhas brasileiras.

8. Paulo – 1.423.262 registros

Curto e direto, Paulo é um nome que passou por várias gerações mantendo sua força. É frequente em combinações como Paulo Sérgio ou Paulo Henrique.

9. Pedro – 1.219.605 registros

Apesar de clássico, Pedro também é moderno. Está entre os nomes que agradam tanto pais mais conservadores quanto os que buscam algo atual.

10. Lucas – 1.127.310 registros

Dos mais recentes da lista, Lucas ganhou destaque nas últimas décadas e já ultrapassou a marca de um milhão de registros. Simples, bíblico e versátil.

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade