Colocar 4 bolinhas de naftalina no detergente: para que serve e por que é recomendado, segundo especialistas

Mistura caseira combina ingredientes comuns e promete ajudar em um problema que costuma incomodar bastante dentro de casa

Gabriel Yuri Souto Gabriel Yuri Souto -
colocar 4 bolinhas de naftalina no detergente
(Foto: Reprodução/Captura de tela/Instagram)

Colocar 4 bolinhas de naftalina no detergente é apresentado no vídeo como um método caseiro para tentar afastar baratas, formigas e outros insetos de diferentes ambientes da casa.

A receita combina naftalina triturada, detergente, água, álcool, desinfetante e cravo-da-índia. Depois, a mistura é aplicada principalmente em pisos e ralos.

Para que serve a mistura

Segundo a demonstração do vídeo, a finalidade é criar uma espécie de repelente caseiro contra insetos.

A ideia é aproveitar principalmente o odor forte da naftalina e dos demais ingredientes para deixar determinados pontos da casa menos atrativos para baratas e formigas.

Por isso, quem apresenta a receita recomenda passar a solução em locais onde esses insetos costumam aparecer.

Como a mistura é preparada

Primeiro, são usadas quatro bolinhas de naftalina.

Elas são colocadas dentro de um papel-toalha e trituradas até formar um pó.

Depois, entram:

  • 200 ml de detergente;
  • 1 copo de água;
  • 2 colheres de sopa de álcool;
  • desinfetante de preferência;
  • alguns cravos-da-índia.

Em seguida, todos os ingredientes são misturados dentro de um recipiente fechado.

Onde a receita é aplicada

No vídeo, a solução aparece sendo utilizada em diferentes cômodos.

Entre eles estão cozinha, quartos e banheiro.

Além disso, a orientação apresentada é colocar um pouco da mistura nos ralos do banheiro e das pias.

A proposta é dificultar a presença de baratas e outros insetos que possam surgir por esses pontos.

Naftalina é o principal ingrediente da receita

Apesar de a preparação levar diversos produtos, a naftalina aparece como o ingrediente central da dica.

Isso acontece porque ela possui cheiro forte e tradicionalmente aparece associada ao afastamento de determinados insetos em ambientes fechados.

O detergente, por outro lado, funciona como base líquida da preparação, enquanto o desinfetante e o cravo acrescentam aroma.

Uso exige cautela

Existe, porém, um ponto importante.

O vídeo não apresenta especialistas, estudos ou referências técnicas que comprovem a segurança ou a eficácia dessa mistura específica.

Além disso, ele combina diferentes produtos domésticos em uma preparação improvisada.

Por isso, embora colocar 4 bolinhas de naftalina no detergente apareça no conteúdo como solução contra baratas, formigas e outros insetos, a recomendação atribuída a “especialistas” no título não é sustentada pelo próprio vídeo.

Para controle de pragas, produtos desenvolvidos especificamente para essa finalidade e utilizados conforme as orientações do fabricante oferecem parâmetros mais claros de uso.

 

Ver esse post no Instagram

 

Um post compartilhado por Fogo & Sabor (@fogoesabor40)

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gabriel Yuri Souto

Gabriel Yuri Souto

Formado em Marketing, é especialista em SEO e estratégias de crescimento de audiência. Atua na produção de conteúdo digital, com foco em posicionamento nos mecanismos de busca, análise de desempenho e desenvolvimento de pautas orientadas por dados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.