Maior bairro de Anápolis, Jaiara completa 67 anos

Da Redação Da Redação -

A Vila Jaiara é praticamente uma cidade dentro de Anápolis. Junto com bairros adjacentes, cortados pela principal avenida comercial do município, Fernando Costa, a região da Grande Jaiara abriga cerca de 100 mil pessoas, praticamente 1/3 da população anapolina.

Um parque ecológico em fase de construção, praticamente deixará a região completamente autônoma em relação ao resto da cidade. Para celebrar a data, que acompanha o aniversário do fundador histórico do bairro, Luiz Caiado de Godoy, autoridades e lideranças políticas locais, incluindo o prefeito João Gomes (PT), participaram de um café da manhã no bairro, nesta sexta-feira (21).

Desde ontem (19), várias eventos culturais estão sendo promovidos no bairro, como shows de hip hop, apresentação de teatro, da Orquestra Sinfônica e dos alunos da Escola de Dança. Acontece ainda entrega de comendas, homenagens, apresentações da população.

Até sábado (22) estão previstas atividades cmo a quinta etapa do 6º Circuito Anapolino de Corrida de Rua. As comemorações terminam no domingo (23) com desfile cívico-militar, às 9 horas, na Avenida Fernando Costa.

A Vila Jaiara foi planejado no início de 1946 e começou a ser habitado em 1948, isso se deu pelo empreendedorismo do engenheiro Luiz Caiado de Godoy, que loteou e fundou a vila.

O nome surgiu da junção do nome de dois de seus filhos, Jairo e Yara, formando então, Jayara. A grafia oficial do bairro é Jayara, aparecendo até mesmo nos mapas urbanos da prefeitura, porém a forma utilizada hoje é Jaiara, trocando o “y” pelo “i”, desconhece-se o motivo de tal alteração, podendo ser ocasionadas pelas reformas ortográficas efetuadas na Língua Portuguesa.

As primeiras atividades desenvolvidas na Jaiara conferiram-lhe desde o início feições de bairro operário, atraindo inúmeras pessoas que iam para trabalhar e aí residir. Em sua origem, é possível ver que a Vila Jaiara teve o seu uso destinado ao comércio local, e residências de pessoas menos abastadas, principalmente os operários da fábrica de tecidos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade