Nova remessa de 15 mil doses de vacina contra o H1N1 será distribuída em Anápolis

????????????????????????????????????

Uma nova remessa de vacinas, aproximadamente 15 mil doses, contra a Influenza que previne contra três tipos de vírus H1N1, H3N2 e influenza tipo B, chega à Anápolis. As vacinas serão distribuídas nas unidades básicas, unidades de saúde da família e nos Cais 24 horas a partir desta sexta-feira, 29.

Mas a vacina no Sistema Único de Saúde é exclusiva para os grupos da população considerados de risco: idosos, crianças – maiores de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres com até 45 dias pós-parto, portadores de doenças crônicas, indígenas e presidiários.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que cada município vacine 80% dessas pessoas. Em Anápolis, será necessário imunizar quase 86 mil pessoas e até o momento cerca de 40 mil já receberam uma dose da vacina.

A nova remessa ainda não será o suficiente para que Anápolis cumpra a meta. Mas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde em breve outro lote de vacinas será encaminhado.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, além de ser transmissível por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Quer comentar?

Comentários

Nosso Facebook

Rápidas

Danilo Boaventura

Danilo Boaventura

É a seção que publica informações exclusivas, de bastidores sobre o que for relevante em Anápolis e Goiás

Dinheiro Nosso

Rodolfo Torres

Rodolfo Torres

É a seção que publica informações exclusivas, de economia sobre o que for relevante em Anápolis e Goiás