Anápolis está entre as 100 melhores cidades do Brasil para se viver, aponta estudo

Ganhando quatro posições em relação a 2005, município estaria melhor se não tivesse descuidado de áreas como segurança pública, saúde, infraestrutura e sustentabilidade

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Está disponível desde sexta-feira (10) o estudo da consultoria Macroplan sobre as 100 melhores cidades de porte médio e grande do Brasil para se viver. Anápolis aparece na relação.

A publicação, intitulada de Desafios da Gestão Municipal, avaliou indicadores de educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e sustentabilidade referentes ao ano de 2015.

Constatado o desempenho anapolino nessas cinco áreas, foi possível classificar a cidade na 64ª posição, resultado melhor que outros municípios mais populosos, como Aparecida de Goiânia (87ª), e até mesmo capitais como Salvador (67ª), Recife (71ª) e Natal (72ª).

Anápolis, porém, ficou distante de Goiânia (43ª) e outras cidades como Maringá-PR, que encabeça o ranking.

Comparado ao ano de 2005, Anápolis ganhou quatro posições puxadas principalmente pelo desempenho individual em educação, área em que saiu de 87ª para 68ª posição. Nas demais, a queda foi enorme, sobretudo em segurança pública, que caiu de 34º para a 85º. O índice dado para cada área, e que explica o ranking geral, é resultado da divisão aritmética de 0 a 1.

Sem planejamento

O estudo deixa perceptível que se Anápolis não tivesse descuidado das demais áreas estaria entre as 50 melhores cidades do Brasil. Falta, conforme apontou a Macroplan, um planejamento estratégico “com horizonte igual ou superior a uma década”.

A mesma consultoria destaca com nota máxima a transparência pública no município, que ocupa a primeira posição em todo o país.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade