Consórcio Brasil Central firma acordo para combater crime organizado

Carlos Henrique Carlos Henrique -

O combate às organizações criminosas que atuam nas fronteiras e divisas dos estados que compõem o Consórcio Brasil Central foi o principal tema dos debates e medidas do 4º fórum do bloco este ano. Por sugestão do governador Marconi Perillo, que preside o consórcio, os governadores determinaram que as forças de segurança locais promovam, por meio do Pacto Integrador de Segurança Pública Estadual, o mapeamento da atuação das quadrilhas que atuam na região.

O Fórum de Bonito (MS) também foi marcado pelo pedido formal de adesão do Maranhão ao Consórcio Brasil Central. O encontro reuniu os governadores de Goiás e os governadores Reinado Azambuja (MS), Flávio Dino (MA), Pedro Taques (MS), Marcelo Miranda (TO) e contou com a participação de um representante do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Na abertura da plenária dos governadores foi apresentado pelo secretário de Segurança Pública de Goiás, o vice-governador José Eliton, um vídeo sobre o Pacto Integrador de Segurança Pública Estadual– ele é coordenador regional das ações. O Pacto conta com comitês de inteligência, análise criminal, planejamento e ações integradas. O objetivo é o combate articulado, inteligente e estratégico das organizações criminosas que atuam dentro e fora do sistema prisional.

Os estados integrantes do Pacto já realizam ações conjuntas na área de inteligência, cadastros de criminosos e operações estratégicas de combate ao crime organizado. Recentemente, as policias de Goiás e do Tocantins atuaram em operações de combate ao chamado “novo cangaço” em três municípios dos dois estados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade

+ Notícias