HUANA passa por momento mais dramático desde a sua inauguração

Insustentabilidade financeira está tão crítica que equipes médicas inteiras cogitam pedir demissão

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -
Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo. (Foto: Diego Damian)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera normalizar nos próximos dias os serviços no Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA).

A unidade, que absorve principalmente a demanda de toda a região Central e Norte do estado, passa por dificuldades que vão da falta de insumos básicos (como algodão e luvas descartáveis) a atrasos sistemáticos no pagamento dos salários de colaboradores.

Organização Social que administra o HUANA, a Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA) tem recebido de maneira irregular os repasses para manter o hospital em pleno funcionamento.

Segundo a SES, o dinheiro está sendo transferido para a entidade “na medida em que a SES recebe recursos da Sefaz [Secretaria da Fazenda]. Nos próximos dias serão feitos novos repasses para a quitação da folha [de setembro]”, garantiu.

A insustentabilidade financeira está tão crítica que equipes médicas inteiras cogitam pedir demissão, se a situação persistir.

“Não dá para ficar aqui, passar a madrugada de plantão, atender nessas condições e ficar quase um mês sem receber salário”, desabafou uma profissional.

Habilitado para a captação de órgãos, o hospital também não estaria realizando os procedimentos.

Estrutura abandonada

Em abril desde ano, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) inaugurou a reforma e ampliação do HUANA.

A unidade passou a ter quase o dobro da estrutura física original, indo dos 4.394 m² da inauguração, em 2005,  para 7.808 m².

(Foto: Divulgação)

Foram construídas novas alas para UTIs e enfermarias, duas salas de centro cirúrgico, sala de recuperação anestésica com 12 leitos e heliponto.

Toda essa nova estrutura nunca entrou em funcionamento e, conforme a própria SES, sequer tem previsão de entrar.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias