Michel Temer é preso em nova fase da Operação Lava Jato

Polícia Federal também está à procura de ex-governador e braço direito do ex-presidente

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Atualizada às 15h12 com mais informações

Nova fase da Operação Lava Jato prendeu na manhã desta quinta-feira (21), em São Paulo, o ex-presidente da República Michel Temer.

O ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, também é alvo da força tarefa.

As prisões partiram de determinações do juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e responsável pela Lava Jato naquele estado.

Levado do aeroporto de Guarulhos (SP) para o Rio de Janeiro, em aeronave da Polícia Federal, Temer ficará preso em uma base da Polícia Militar em Niterói (RJ).

Em nota, o MDB lamentou “a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte de Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa”.

Descontaminação

Apelidada de ‘Descontaminação’, a nova fase da Operação Lava Jato investiga desvios na Eletronuclear. Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 24 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e Distrito Federal.

De acordo com nota da PF, “a investigação decorre de elementos colhidos nas Operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade, deflagradas anteriormente e, notadamente, em razão de colaboração premiada firmada pela Polícia Federal.

Com informações da Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias