Portal 6

Espaço da Oportunidade já qualificou cerca de 2 mil pessoas em Anápolis

Resultado tem refletido no aumento de empregados na cidade. Inscrições para as próximas turmas estão abertas

O Espaço da Oportunidade é a base para que a Prefeitura de Anápolis esteja batendo à casa de 2 mil pessoas que estão com pelo menos um certificado na mão e muito mais conhecimento na cabeça, nesse primeiro semestre.

O local é apenas a espinha dorsal de uma política pública que está descentralizando a empregabilidade no município – atraindo a participação da população em todas as regiões de Anápolis.

A receita encontrada foi identificar as demandas do mercado de trabalho e ofertar cursos de capacitação profissional para suprir essa lacuna. Esse diálogo foi o principal responsável pelo saldo anual de 1.096 novos empregados – conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Além do Espaço da Oportunidade, localizado na região Central, há outros nove pontos pulverizados em diversas regiões.

“Temos os telecentros e os centros de formação que ocasionam a descentralização dos cursos. Isso resulta em mais participação da população, já que muitos estão desempregados e não teriam condições de custear a passagem de ônibus”, diz a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Eerizânia Lobo.

Ela explica que a equipe do Espaço da Oportunidade busca identificar as vagas existentes no mercado de trabalho para promover os próximos cursos que serão ministrados, sempre de forma gratuita. Na última terça-feira (18) por exemplo, 30 pessoas receberam certificado de pedreiro de alvenaria e pintor de obras – profissões que estão entre as 10 de maior de empregabilidade no país – de acordo com levantamento do Caged.

Outros trabalhadores que estão prontos para o mercado de trabalho são os do curso de técnicos em vendas. Vinte pessoas receberam o certificado na quarta-feira (19). Prova que o diálogo flui bem entre as instituições, é que José André da Silva Júnior, de 23 anos, soube do curso quando buscou o Sine.

“Fui lá atrás de uma vaga no mercado de trabalho e eles me indicaram o Espaço da Oportunidade [que fica ao lado] para me aperfeiçoar. Estou mais confiante para correr contra o tempo”, explica.

(Foto: Renato Lopes)

Cursos 

Os próximos cursos disponibilizados, em agosto, serão: atendimento, técnicas de vendas, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo e informática. No primeiro semestre, foram ministrados cursos como alimentador de linha de produção, mecânica de manutenção de motocicletas e automóveis, eletricista predial, corte, costura e modelagem, auxiliar administrativo, design de sobrancelhas, entre outros.

Quem tiver interesse, deve procurar o Espaço da Oportunidade, na Avenida Senador José Lourenço Dias, ou ligar para (62) 3902-1514.

Quer comentar?

Comentários

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.