Anápolis será beneficiada com programa do Governo Federal para qualificar a juventude

Vocação industrial fez com a cidade fosse escolhida. Inspirada no MIT, iniciativa quer criar meios para que as vagas de emprego sejam preenchidas

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Anápolis foi escolhida para ser um dos municípios contemplados com o projeto Espaço 4.0, que visa garantir que jovens tenham acesso à tecnologia e capacitação que facilite o ingresso ao mercado de trabalho.

A informação é do deputado federal Zacharias Calil (DEM). Em reunião com a secretária nacional de Juventude (SNJ), Jayana Nicaretta, ficou acertado que o parlamentar vai garantir recursos para que a iniciativa seja implementada na cidade.

“Minha intenção é acompanhar a execução, apoiar a continuidade e investir para que o projeto também chegue em outras cidades goianas, como Aparecida de Goiânia “, afirmou Calil.

Deputado Zacharias Calil. (Foto: Divulgação)

Tanto Anápolis quanto Aparecida estarão no programa em razão dos mercados de trabalho e pela estrutura dos polos industriais e do Porto Seco, locais que precisam de mão de obra qualificada.

O Espaço 4.0 trará para os municípios, em um primeiro momento, contêineres com diversos aparelhos tecnológicos, como computadores de última geração, impressoras 3D e kit de manutenção de celulares.

A ideia do Governo Federal é inspirada em projeto semelhante ao que já existe no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos da América (EUA).

Por meio dos contêineres, jovens de 15 a 29 anos serão capacitados a ocupar 460 mil vagas em aberto no país por falta de mão de obra qualificada. O Espaço 4.0 também focará no empreendedorismo rural e urbano.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias