Em visita a Anápolis, Bolsonaro entrega concessão da Ferrovia Norte-Sul à Rumo

Presidente também aproveitou a data para cantar parabéns a cidade, que faz 112 anos nesta quarta-feira (31)

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

A assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul enfim ocorreu no final da manhã desta quarta-feira (31). Como esperado, o evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e foi realizado no pátio do Porto Seco Centro-Oeste, no localizado no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA).

Também estiveram no local o prefeito Roberto Naves (PTB), o governador Ronaldo Caiado (DEM) e os ministros da Agricultura, Tereza Cristina (DEM) e da Infraertutura Tarsício Gomes.

Antes da assinatura, Bolsonaro vestiu um colete dos operários que trabalham na ferrovia, passeou ao redor dos trilhos e subiu em uma locomotiva estacionada.

Jair Bolsonaro Ferrovia Norte Sul Anápolis

Bolsonaro e Caiado em visita aos trilhos da Ferrovia Norte-Sul (Foto: Alan Santos)

O presidente também aproveitou que a data para cantar parabéns a Anápolis, que faz 112 anos hoje.

Em tempo

A concessão da Norte Sul foi arrematada pela empresa Rumo S.A, em leilão realizado em março. A empresa, que atua em serviços de logística de transporte ferroviário, ganhou o certame ao oferecer um lance de pouco mais de R$ 2,719 bilhões, um ágio de 100,92% ao lance mínimo pedido pelo governo, de R$ 1,3 bilhão. O contrato tem duração e 30 anos.

O contrato prevê a administração de dois trechos da Norte-Sul, de um total de 1.537 quilômetros. O primeiro, de 855 quilômetros de extensão, sai de Porto Nacional e vai até Anápolis (GO), e se encontra com 100% da infraestrutura construída e disponível para o transporte de cargas. A expectativa é que as operações comecem até o final de 2019.

Já o segundo trecho, compreendido entre Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela D’Oeste (SP), com 682 km de extensão, se encontra com mais de 95% das obras concluídas. A concessionária tem dois anos para concluir as obras desse trecho e iniciar as operações em 2021.

*Com informações da Agência Brasil e Ministério da Infraesturua

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias