Anápolis abrigará o maior pomar público urbano de frutos do Cerrado do Brasil

Além de atrair polinizadores, ação é um esforço para integrar a população à natureza em um dos espaços que tem tudo para ser um dos cartões-postais da cidade

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Desprestigiado pelo Poder Público e esquecido pela população, o Parque da Cidade, instalado na região Sul de Anápolis, finalmente se tornará o Memorial Vivo do Cerrado — com a consolidação do projeto que está em andamento há quase dois anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a partir de sábado (11) terá início no local a plantação de mudas de cagaita, mangaba, uvaia, taperebá, goiaba, caju, açaí, pitanga, pequi e outras 45 espécies. Com isso, o Parque da Cidade (ou Memorial Vivo do Cerrado) terá o maior pomar público urbano de frutos do Cerrado do Brasil.

O objetivo da ação é atrair polinizadores e integrar população à natureza. “As abelhas estão desaparecendo e essa é uma forma de atraí-las. Além do mais, pensamos também numa forma de fazer um resgate cultural com a população, já que muitos nem conhecem determinadas frutas”, afirma o diretor de Recursos Hídricos, Antônio El Zayek.

Neste semestre, 3.000 mil mudas devem ser plantadas até o fim do período de chuva. E no próximo, quando voltar a chover em Anápolis, mais outras 3.000 mudas serão plantadas. Elas são oriundas dos viveiros municipais, mas plantadas com o Grupo de Proteção Ambiental (GPA).

Antônio El Zayek ressalta que um dos maiores desafios desse tipo de projeto, o custo de manutenção, será bastante reduzido exatamente por se tratarem de espécies locais – totalmente integradas ao ambiente. “No total, vamos plantar 6 mil árvores e será o maior pomar público do país de bioma Cerrado”, reforça o diretor de Recursos Hídricos.

[Best_Wordpress_Gallery id=”172″ gal_title=”PARQUE DA CIDADE”]

Em tempo

Desde o ano de 2018, está em andamento o plantio Compensatório Norte-Sul desenvolvido pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. por conta dos impactos ambientais decorrentes das obras da empresa em Anápolis. O plano, que tem duração de cinco anos, abrange o plantio, monitoramento e replantio de árvores nativas nos 815 hectares do espaço.

Além disso, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. se comprometeu com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e com a Prefeitura de Anápolis a criar trilhas nas áreas reflorestadas, para que a população possa conhecer a diversidade biológica do cerrado e a riqueza de suas flores e frutos.

Vale ressaltar que inserir no Parque do Cerrado (ou Memorial Vivo do Cerrado) o maior  pomar público do Brasil de bioma Cerrado é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que montou um esforço para preservar os espaços verdes locais. O Parque Ambiental Dr. Luiz Caiado de Godoy da Vila Jaiara também está no radar.

Depois do parque ter sido destruído na primeira chuva que caiu após a inauguração, em 2016, e revitalizado em 2018, ele começará a ganhar um novo cenário a partir da próxima segunda-feira (13). Em parceria com a MRV Engenharia e Viveiro Sacura serão plantadas 300 mudas de buritis ao redor do lago.

Graças as empresas, também será possível o plantio de ipês amarelos na margem do parque e composições na parte central com árvores frutíferas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias