Sem profissionais qualificados, cerca de 280 vagas estão ociosas em Anápolis

Município fechou o último ano entre os maiores geradores de empregos de Goiás após política pública para inserção de desempregados ao mercado

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Um total de 3.431 trabalhadores foram qualificados pela Prefeitura de Anápolis em 2019. É um aumento de 19% em relação a 2018, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda.

Estima a pasta, no entanto, que entre 2016 e 2019 o percentual é de quase 400% — já que no primeiro ano foram 1.038 pessoas qualificadas.

Ligado ao Ministério da Economia, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que a partir de 2017 a geração de emprego em Anápolis começou a registrar saldo positivo — sendo 1.677 no ano.

Já em 2019, segundo órgão, o saldo foi de 2.244. Durante todo o ano, o município ficou entre os três maiores geradores de emprego em Goiás.

Colaborou para esse resultado os cursos ministrados pela Prefeitura de Anápolis, que são abertos seguindo a demanda do do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda indica que há cerca de 280 vagas na cidade a espera de profissionais qualificados.

Em todas estas ofertas o primeiro critério de admissão é ter o curso de Informática Básica. Saber utilizar os editores de texto, as planilhas eletrônicas e as ferramentas da internet é fundamental.

Auxiliar de Escritório e Vendedor de Comércio Varejista foram algumas das funções que mais admitiram em Anápolis no último ano e há cursos nestas áreas ofertados gratuitamente pela Prefeitura.

Alimentador de Linha de Produção é outra função e a Administração Municipal comprou este e outros cursos na área da indústria e da mecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda explica que a formação para a mão de obra é ofertada em diversos núcleos espalhados pela cidade.

Os interessados e obter qualificação devem procurar o Espaço da Oportunidade, localizado na Avenida Senador José Lourenço Dias, esquina com a Avenida Goiás, no Centro.

Criado em 2018 pelo prefeito Roberto Naves (Progressistas), o local congrega todas as estratégias de qualificação e políticas de emprego do município. O telefone para contato é (62) 3902-2034.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias