Portal 6

Sem profissionais qualificados, cerca de 280 vagas estão ociosas em Anápolis

(Foto: Reprodução)

Município fechou o último ano entre os maiores geradores de empregos de Goiás após política pública para inserção de desempregados ao mercado

Um total de 3.431 trabalhadores foram qualificados pela Prefeitura de Anápolis em 2019. É um aumento de 19% em relação a 2018, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda.

Estima a pasta, no entanto, que entre 2016 e 2019 o percentual é de quase 400% — já que no primeiro ano foram 1.038 pessoas qualificadas.

Ligado ao Ministério da Economia, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que a partir de 2017 a geração de emprego em Anápolis começou a registrar saldo positivo — sendo 1.677 no ano.

Já em 2019, segundo órgão, o saldo foi de 2.244. Durante todo o ano, o município ficou entre os três maiores geradores de emprego em Goiás.

Colaborou para esse resultado os cursos ministrados pela Prefeitura de Anápolis, que são abertos seguindo a demanda do do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda indica que há cerca de 280 vagas na cidade a espera de profissionais qualificados.

Em todas estas ofertas o primeiro critério de admissão é ter o curso de Informática Básica. Saber utilizar os editores de texto, as planilhas eletrônicas e as ferramentas da internet é fundamental.

Auxiliar de Escritório e Vendedor de Comércio Varejista foram algumas das funções que mais admitiram em Anápolis no último ano e há cursos nestas áreas ofertados gratuitamente pela Prefeitura.

Alimentador de Linha de Produção é outra função e a Administração Municipal comprou este e outros cursos na área da indústria e da mecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda explica que a formação para a mão de obra é ofertada em diversos núcleos espalhados pela cidade.

Os interessados e obter qualificação devem procurar o Espaço da Oportunidade, localizado na Avenida Senador José Lourenço Dias, esquina com a Avenida Goiás, no Centro.

Criado em 2018 pelo prefeito Roberto Naves (Progressistas), o local congrega todas as estratégias de qualificação e políticas de emprego do município. O telefone para contato é (62) 3902-2034.




Nosso Twitter

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.