Cresce o número de professores da rede municipal de Anápolis que buscam se atualizar para estar em sala de aula

Aumento ultrapassa 600% e reflete na qualidade do ensino, que tem o segundo melhor Ideb do Estado

Da Redação Da Redação -

A educação está passando por mudanças no Brasil e Anápolis já está preparada para os novo desafios. Tanto que o incremento na qualificação dos professores foi de 641% — em 2019, sendo mais de 2 mil matrículas realizadas no Centro de Formação de Profissionais em Educação (Cefope), contra 270, durante todo o ano de 2016.

Considerado um dos mais bem estruturados em todo o Estado, o Centro é referência na região e também serve de modelo para outros municípios, incluindo a capital.

Agora, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como foco o desenvolvimento das habilidades dos alunos, promovendo o saber principalmente a partir de experiências e vivências. “O estudante passa a se posicionar como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem e não apenas um repetidor das linhas escritas no quadro”, explica Márcio Bessa, doutor em Educação e diretor do Cefope.

De acordo com a secretária municipal de Educação Sonja Maria Lacerda, trata-se de uma verdadeira revolução no ensino. “No âmbito das mudanças na Base Nacional Comum Curricular, já qualificamos todos nossos diretores e coordenadores escolares, além de milhares de professores”, reforça. O esforço é conjunto e o trabalho sempre em equipe, “com foco na inovação, na qualidade, eficiência e também equidade do ensino”, conclui.

(Infográfico: Cefope)

Para Camilla Francisco de Lima Graciano, professora de Língua Portuguesa, há 8 anos, na rede municipal de Anápolis, o Cefope foi um marco em sua carreira. “Em sala de aula, minha visão tinha limitações e eu sentia necessidade de me atualizar. Fazer os cursos aqui foi um divisor de águas em minha profissão”, contou ela, aproveitando para convidar os colegas. “Todo professor deveria buscar a formação continuada aqui, pois impacta diretamente na vida de nossos alunos”, completou.

Destaque regional

Segundo os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a cidade tem a segunda melhor educação em Goiás. Além de ter atingido antecipadamente a meta de qualidade do governo federal projetada para 2021, para os anos iniciais do ensino fundamental – 1ª a 5º ano, que era de 6,2 pontos. Alcançamos nota 6,3.

O Cefope existe há mais de vinte anos e tem a responsabilidade de propor, viabilizar e executar a política de formação continuada dos professores e dos profissionais não docentes das unidades de ensino vinculadas à pasta. Todas formações oferecidas passam pela aprovação do Conselho Municipal de Educação e são gratuitas.

Atualmente, 20 cursos estão com inscrições abertas. A maioria do corpo docente é composta por mestres e doutores.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias