As ponderações de Roberto Naves sobre possível quarentena em Anápolis

Prefeito adiantou que irá a Brasília para tratar do assunto com o Presidente da República e pediu tranquilidade à população

Rafaella Soares Rafaella Soares -

A Prefeitura de Anápolis convocou uma coletiva de imprensa às pressas nesta segunda-feira (03) para falar sobre a possibilidade de o município ser escolhido pelo Governo Federal para abrigar em quarentena cerca de 40 brasileiros que estão na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do coronavirus no país oriental.

O prefeito Roberto Naves (PP) disse que ainda não existe nenhuma confirmação de que isso realmente vá acontecer e afirmou que se deslocará até Brasília nesta terça (04), juntamente com o governador Ronaldo Caiado (DEM), para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o que se sabe até o momento é que só poderão sair da China aqueles brasileiros que estiverem livres de sintomas e, durante a quarentena, todos que precisarem de atendimento serão levados para o devido tratamento no Hospital de Base, em Brasília.

Questionado pelo Portal 6 se o Governo Federal o procurou antes da entrevista do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, Roberto disse:

“O governo entrou em contato com o comandante da Base Aérea e, por se tratar de um tratamento 100% Federal, a Prefeitura até aquele momento não havia sido comunicada. Nós procuramos buscar as informações junto ao Governo Federal para que possamos deixar a população tranquila. Estamos vendo uma série de especulações, as pessoas começando a ficar preocupadas e se esses brasileiros serão tratados pelo SUS de Anápolis. O que queremos dizer é para o povo anapolino ficar tranquilo que estas pessoas não estão doentes e ficarão em quarentena justamente para que possam ter certeza que não carregam o vírus. Se houver a necessidade de tratamento, será oferecido 100% pelo Governo Federal, no Hospital de Base”.

Sobre como a Prefeitura poderá colaborar com o Governo Federal caso a Ala 2 seja escolhida, o prefeito disse:

“Nós estamos indo amanhã para Brasilia justamente para saber qual a decisão e como é que vai funcionar. Até o momento gostaria muito de acalmar a população de Anápolis para que possam entender que essas pessoas possivelmente virão para a Base Aérea e não para a cidade de Anápolis. Claro, vai ter quem vai dizer que a Base Aérea está dentro de Anápolis, mas é uma situação diferente e nós teríamos todo o controle rígido militar que nós conhecemos”

Sobre as medidas de segurança que a Prefeitura pode tomar para evitar a contaminação na cidade, a resposta foi:

“Primeiro [vamos] contar com o apoio da imprensa para levar informação de verdade, levar aquilo que é sério e não transformar isso em um caos sem que seja um. Hoje não temos nenhuma pessoa apresentando sintomas em Anápolis, não corremos risco neste momento, e as pessoas que teoricamente possam vir a Anápolis não estão vindo doentes e obedecendo todo um controle militar e do Governo Federal”.

Veja na íntegra a coletiva de imprensa com o prefeito Roberto Naves

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias