Anápolis terá cadastro que pode ajudar a salvar a vida de 850 pessoas do país

Elas aguardam transplante de medula óssea e a possibilidade de encontrar um doador compatível é de um para cada 100 mil pessoas

Gabriella Licia Gabriella Licia -

Com um cadastro rápido, de poucos minutos, moradores de Anápolis terão a oportunidade de levar esperança para 850 pacientes de todo o país que, de acordo com o Registro Nacional de Doadores (Redome), estão na fila aguardando por um transplante de medula óssea.

Entre quinta (24) e sexta-feira (25) o Hemocentro de Goiás estará aguardando voluntários para salvar vidas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que fica na Rua Gilson J. L. Teixeira, Qd-59, Lt-06, Viviam Parque, região Sudoeste da cidade.

Ter entre 18 a 54 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico são os requisitos para realizar o cadastro.

Para que o processo ocorra com segurança, os interessados devem fazer agendamento prévio pelo (62) 98210-3007.

Como funciona

O Hemocentro fará a coleta de em torno de 5 ml de sangue dos que forem se cadastrar. Dessa amostra é feito um exame de histocompatibilidade, que é encaminhado para o  Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Lá, a história genética do voluntário será confrontada com a dos pacientes que estão aguardando na fila de espera.

Segundo o órgão, a possibilidade de encontrar um doador compatível é de um para cada 100 mil pessoas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade