Um olhar para os moradores em situação de rua em Anápolis

Márcio Corrêa Márcio Corrêa -
(Foto: Reprodução)

Anápolis iniciou na última quinzena a vacinação de pessoas em situação de rua. A vacinação desse grupo está prevista no Plano Nacional de Imunização(PNI). São pessoas em condições de extrema vulnerabilidade ao Coronavírus, pois para elas, ficar em casa não é uma opção, somado às condições precárias da pandemia.

​Nos últimos meses cresceu visivelmente o número de pessoas em situação de risco na cidade. A Pandemia agravou problemas principalmente econômicos, levando pessoas a saírem de suas casas em busca de todas as formas de ajuda.

​​Embora as ações e o debate público no combate ao Covid-19 estejam centrados nas áreas da saúde e da economia, políticas públicas estratégicas de assistência social podem minimizar significativamente a exposição dos mais pobres e vulneráveis ao Coronavírus, através de medidas econômicas e sociais consistentes, articuladas entre os níveis de governo e as políticas existentes.

A realidade da rua é triste e a pandemia possibilitou que problemas desse grupo fossem escancarados em nossa cidade, fazendo-se necessário implantar uma política de cooperação e parcerias com a sociedade civil e expandir a rede de assistência social. Ampliar restaurantes populares e implantar novos restaurantes, inclusive com oferta de café da manhã e jantar são fundamentais para matar a fome. Criar uma rede integrada de atenção social capaz de acolher, reestruturar, abrir portas e reinserir esses cidadãos na sociedade é fundamental para o reingresso social e recuperação de sua dignidade.

Márcio Corrêa é empresário e odontólogo. Preside o Diretório Municipal do MDB em AnápolisEscreve todas as segundas-feiras. Siga-o no Instagram.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade