Você sabia que comer cachorro-quente pode tirar mais de 30 minutos da sua vida? Entenda

Um estudo descobriu que determinados alimentos podem diminuir a expectativa de vida, inclusive o cachorro-quente

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
(Foto: Reprodução)

Essa notícia pode não ser muito boa para alguns. Mas, pesquisadores de saúde da Universidade de Michigan descobriram que comer um único cachorro-quente pode tirar até 36 minutos de sua vida.

Mas calma lá, não se assuste. Basicamente, o estudo, publicado este mês na revista “Nature Food”, os pesquisadores examinaram 5.853 alimentos da dieta norte-americana. Por fim, mediram seus efeitos em minutos de vida saudável ganhos ou perdidos.

Assim, a equipe chegou a um índice que calcula a carga saudável ou prejudicial à saúde em minutos de vida. Isso, associado a uma porção de alimento.

Ademais, o tal índice é baseado em um estudo chamado de Carga Global de Doenças. Logo, ele mede o estilo de vida associada com a alimentação de uma pessoa.

“Por exemplo, 0,45 minutos são perdidos por grama de carne processada, ou 0,1 minutos são ganhos por grama de fruta. Em seguida, analisamos a composição de cada alimento e depois multiplicamos este número pelos perfis alimentares correspondentes que desenvolvemos anteriormente”, explicou um dos pesquisadores à CNN.

Com isso, os pesquisadores decidiram medir um cachorro-quente padrão. Como resultado, suas 61 gramas de carne processada resultaram na perda de 27 minutos de vida. Mas, em relação aos ingredientes como sódio e ácidos graxos trans foram levados em consideração, o valor final foi de 36 minutos perdidos.

Enquanto isso, por outro lado, o consumo de alimentos como nozes, legumes, frutos do mar, frutas e vegetais sem amido possuem efeitos positivos sobre a saúde, constatou o estudo.

Você sabia que comer cachorro-quente pode tirar mais de 30 minutos da sua vida? Entenda

(Foto: Reprodução/Blog Ingredientes Online)

Melhores escolhas

O tal índice analisa os alimentos que aumentam ou diminuem a expectativa de vida. Todavia, não é tão difícil tentar cancelar escolhas alimentares prejudiciais com escolhas mais benéficas. Logo, o estudo tenta escolher e apresentar melhores alimentos. Assim, apresentar uma alimentação para viver até os 100 anos.

Mas conta aí para a gente, de acordo com todo cachorro-quente que você já comeu, quantos minutos de vida você já perdeu?

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.