Como emitir o comprovante de vacinação contra Covid-19 no aplicativo do Ministério da Saúde

Documento virou item obrigatório em diversas ocasiões como, por exemplo, em viagens. Veja como emiti-lo

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Como emitir o comprovante de vacinação contra Covid-19
Aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com o avanço da imunização contra o vírus da Covid-19, a pandemia está chegando ao fim. Consequentemente, as tão esperadas viagens internacionais estão voltando ao normal. Mas, você sabe como emitir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 no aplicativo do Ministério da Saúde?

Primeiramente, o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19. Assim, o Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Porém, você só pode fazer isso após concluir o ciclo vacinal. Basicamente, tudo é cadastrado no SUS e a partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço de vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

Assim, se você vai viajar saiba que alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19 como comprovante de vacinação.

Quem pode utilizar este serviço?

Em resumo, todas as pessoas que completaram o ciclo vacinal finalizado contra a Covid-19 e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Etapas para a realização deste serviço:

1. Primeiro, realize o registro ao tomar a vacina, que basicamente efetiva-se pelo profissional ao aplicar as doses ou dose única. 

2. Agora, você deve acompanhar o registro e certificar se os registros estão transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde. 

Como emitir o comprovante de vacinação contra Covid-19 no aplicativo do Ministerio da Saude:

1. Acesse o aplicativo ou a versão web do Conecte SUS Cidadão

2. No Conecte SUS Cidadão, buscar o ícone vacina >> apertar o ícone vacina >> ver o as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas e clicar no botão emissão do certificado

3. A autenticação do documento pode ser realizada pelo leitor de QR Code do próprio aplicativo Conecte SUS, usando as câmeras nativas do dispositivo, ou pelo site Valida Certidão.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade