Prefeitos falam em iminente colapso do transporte público e pedem desoneração do diesel
Políticos afirmam que o problema foi causado pelo aumento do diesel e a queda no número de passageiros devido a pandemia
A Frente Nacional de Prefeitos produziu uma carta em sua 81ª Reunião Geral em que aponta uma “grave preocupação” e cita o “iminente colapso” dos serviços de transporte público urbano.
Os prefeitos afirmam que o aumento do diesel e a queda no número de passageiros causada pela pandemia resultaram em subfinanciamento do sistema.
Segundo eles, é necessária uma articulação federativa para “construir alternativas emergenciais e estruturantes para o setor”.
Como saída, eles propõem a desoneração de impostos no preço do diesel e uma proposta que está no ministério da Economia para financiar a gratuidade dos idosos.
Os chefes dos executivos municipais também pedem na carta para o Congresso a aprovação de um projeto para que recursos da educação não aplicados em 2020 e 2021 possam ser investidos até 2023.
Outra solicitação é sobre proibir a criação de novos encargos sem a indicação da fonte de recursos para custeio. De acordo com os prefeitos, reajustes como o do piso do magistério e da enfermagem têm grande impacto nas contas das cidades.
Os prefeitos entregam o documento com os pedidos para Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, na tarde desta sexta (26).