Conheça o benefício que mesmo quem nunca contribuiu com o INSS tem direito a receber

Valor é de um salário mínimo por mês. Assim sendo, com o reajuste para 2022, passa a ser R$ 1.210

Pedro Hara Pedro Hara -
Conheça o benefício que mesmo quem nunca contribuiu com o INSS tem direito a receber
INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social. (Foto: Agência Brasil)

Nenhum trabalhador está preparado para imprevistos, mas o fato é que eles ocorrem. Neste caso existem alguns benefícios para que o proletário não fique desamparado. Alguns deles são destinados para os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entretanto, existe um para aqueles que nunca contribuíram com a Previdência Social, mas podem solicitar caso necessário.

Conheça o benefício que mesmo quem nunca contribuiu com o INSS tem direito a receber

Mais conhecido por BPC, o Benefício de Prestação Continuada pode ser solicitado por pessoas que possuem renda igual ou inferior a um quarto do salário mínimo.

A solicitação pode ser feita por idosos acima de 65 anos e pessoas de qualquer idade com deficiência de longo prazo.

O valor do programa social é de um salário mínimo por mês. Assim sendo, com o reajuste para 2022, o valor pago será de R$ 1.210.

Como se cadastrar?

Em primeiro lugar, para realizar a solicitação, é necessário estar inscrito no CadÚnico. Para saber sobre o cadastro, é necessário acessar este link.

Caso não esteja inscrito, se encaminhe até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar o registro.

É necessário estar com os seguintes documentos em mãos: título de eleitor, certidão de casamento e nascimento, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência dos últimos três meses.

Assim sendo é preciso estar com os documentos do autor da solicitação e daqueles que residem na mesma residência.

Para os indígenas e quilombolas, além destes documentos é necessário apresentar a Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI).

Existe também a opção de fazer a solicitação pelo telefone, pelo número 135. Pela internet também é possível por meio do aplicativo ou site “Meu INSS”.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade