Aeronave de Anápolis já tem data para decolar e resgatar brasileiros evacuados da Ucrânia, diz jornal

Missão que envolve o KC-390 também já foi planejada pela Aeronáutica para alcançar aqueles que fugiram da zona de guerra

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Aeronave KC-390 Millennium. (Foto: Sgt. Btista/ FAB).

Considerado um dos mais potentes do mundo, o KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), deverá sair de Brasília na tarde da próxima segunda-feira (07) para resgatar os brasileiros que estavam na Ucrânia.

A informação foi divulgada CNN Brasil, através da analista política Basília Rodrigues, durante um telejornal da emissora, nesta quinta-feira (03).

De acordo com a jornalista, que também compartilhou a novidade do Twitter, a aeronave terá capacidade para trazer ao país até 80 passageiros, sendo que também deverá levar 12 toneladas de insumos.

Todo o plano de voo da Aeronáutica também já estaria pronto para ir em direção à Polônia, que é a principal rota de fuga dos brasileiros que fugiram da zona de guerra.

Em tempo

Sediado exclusivamente em Anápolis, as aeronaves do mesmo modelo já foram utilizados em outras missões humanitárias por todo o mundo.

Em 2020, por exemplo, foi enviada para o resgate de brasileiros em Wuhan, na China, o então epicentro da pandemia do novo coronavírus. Depois, no mesmo ano, também levou donativos para vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano.

As equipes da Ala 2 de Anápolis já estão preparadas para a missão desde o último 26 de fevereiro, quando a FAB anunciou que duas aeronaves estariam disponíveis caso fosse necessário realizar o transporte dos brasileiros evacuados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.