Procon autua e divulga locais onde postos de Goiânia estavam cobrando preços abusivos por combustíveis

Operação ocorre no mesmo período em que passou a valer o reajuste na gasolina e diesel anunciado pela Petrobras

Augusto Sobrinho Augusto Sobrinho -
A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na última segunda-feira (15), sua estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. (Foto: Divulgação)

Após aumento nos preços dos combustíveis anunciado pela Petrobras, dez postos da capital foram autuados por cobranças abusivas nos valores da gasolina e do diesel nesta sexta-feira (11).

Os estabelecimentos estão localizados nas avenidas Castelo Branco, T-63, Goiás Norte, Alameda Ricardo Paranhos, Perimetral Norte e nos setores Goiânia 2 e Crimeia Oeste.

De acordo com o Procon Goiânia, os postos cobravam valores médios de R$ 7,70 para a gasolina e R$ 6,90 no diesel.

Outros três locais também foram autuados por recusar a venda de combustíveis ao consumidor e por ausência de informação do preço dos produtos na bomba.

A presidente do órgão, Carolina Pereira, detalhou que os fiscais analisam a margem de lucro dos postos para impedir o aumento abusivo de preços, que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.

“Esse aumento ainda não prejudicou os postos de gasolina porque eles ainda estão com o combustível antigo, comprado com o preço anterior. Portanto, não há justificativa para repassá-lo aos consumidores”, lembrou.

Para denunciar cobranças abusivas, o consumidor deve ligar no telefone (62) 3524-2936 ou através aplicativo Prefeitura 24 horas.

Em tempo

Este foi o segundo aumento anunciado pela Petrobras em menos de dois meses. A estatal reajustou em 18,8% o litro da gasolina e 24,9% o diesel vendido às distribuidoras.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade