Descubra o que acontece com o trabalhador que não faz o resgate do FGTS

Dinheiro extra liberado pela Caixa fica disponível até o dia 15 de dezembro deste ano

Pedro Ribeiro -
Aplicativo FGTS (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já está disponível desde o dia 20 de abril. O valor é de até R$ 1 mil para cada trabalhador. O resgate do FGTS segue um calendário que varia de acordo com o mês de nascimento de cada cidadão.

Atualmente, o saque extraordinário  segue até o dia 15 de junho para trabalhadores nascidos no mês de dezembro.

O dinheiro é liberado na hora e pode ser a solução para muitos brasileiros na hora de pagar as contas. Então, fique atento para não perder o prazo.

É importante ressaltar, que o saque é creditado na Poupança Digital no nome do cidadão. Além disso, a movimentação do dinheiro deve ser feita pelo aplicativo Caixa Tem.

Outro fator importante é que o valor do resgate do FGTS é depositado em quantia única. Depois que o dinheiro estiver disponível, o trabalhador pode utilizar o saque para pagar contas, fazer compras no supermercado e até mesmo utilizar o dinheiro na função de débito.

O que acontece com o trabalhador que não faz o resgate do FGTS?

Caso o beneficiado não queira o receber o saque extra, ele pode acessar o aplicativo do FGTS ou ir até uma agência da Caixa e informar a decisão.

Outra situação que pode ocorrer é o saque já ter sido depositado na Poupança Digital e o trabalhador optar por não utilizar o dinheiro. Neste caso, o resgate do FGTS fica disponível até o dia 15 de dezembro deste ano, depois deste prazo, a quantia retorna corrigida para a conta do Fundo de Garantida.

Em contrapartida, se o trabalhador utilizar o dinheiro, mesmo em pequena quantidade, o FGTS entenderá que o cidadão tem interesse em resgatar o saque extraordinário. Sendo assim, o valor não irá retornar e ficará disponível.

Por fim, é importante deixar claro que o se não houver movimentação na poupança digital por 30 dias, o dinheiro passa a render. Como já acontece na poupança normalmente.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade