6 segredos que os postos de gasolina guardam a 7 chaves pra você não saber
Por trás das bombas e dos frentistas, existem muitos mistérios que alguns estabelecimentos escondem de nós
Um posto é um estabelecimento em que vende-se combustíveis, como a gasolina, álcool e diesel. Fora isso, ainda há lanchonete, padaria e conveniência para servir de apoio aos motoristas. Pensando nesse local, hoje selecionamos algumas coisas que existem por lá. Veja os segredos que os postos de gasolina guardam!
6 segredos que os postos de gasolina guardam a 7 chaves pra você não saber:
1. Etanol deve custar até 70% do litro da gasolina
Vamos começar por esse segredo aqui que pouca gente conhece. Mas a verdade é que se você sempre teve dúvidas entre álcool e gasolina, saiba que se der até 0,70, o álcool compensa mais.
Isso ocorre porque especialistas em motores apontam que um veículo abastecido com etanol rende, em média, 30% a menos do que se estivesse com gasolina.
Por isso, para valer a pena, o litro do etanol deve custar até 70% do litro da gasolina.
2. Teste para saber se a gasolina não foi adulterada
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), todos os postos precisam ter um kit para teste da gasolina e os frentistas devem estar habilitados a fazê-lo gratuitamente e na frente do cliente. Sabia?
O teste funciona assim: em uma proveta de 100ml, o frentista deve adicionar 50 ml de gasolina e 50 ml de uma solução feita de água e sal de cozinha.
Depois de misturado, o etanol que estava na gasolina é transferido para a água. Após um repouso de 15 minutos, fica visível a separação dos líquidos, com a gasolina na parte superior da proveta.
O correto é que o líquido branco, resultante da mistura de água, sal e etanol, preencha um volume de 63 ml. Se o volume for superior a este, a gasolina foi adulterada.
3. Tanque subterrâneo
Aqui temos um segredo técnico sobre os postos de gasolina. Sabia que os tanques possuem uma parte subterrânea?
O reservatório possui uma parte enterrada a cerca de 1,20 metro de profundidade e é capaz de armazenar de 15.000 a 30.000 litros de combustível. Incrível, não é mesmo?
4. Monitoramento
Aqui vem mais uma grande curiosidade! Ao lado do tanque é instalado ao redor do tanque e chega até 1 metro abaixo dele.
Por ali são colhidas amostras do solo para verificar uma possível contaminação por vazamento.
5. Cuidado ao trocar o óleo no posto de gasolina
Por mais que seja mais barato trocar o óleo do carro no posto de gasolina, existem alguns problemas.
Os postos não são lugares específicos para trocar o óleo e nem olhar o nível, principalmente se o piso do posto não for plano.
Além disso, ao parar e desligar o carro, leva-se um tempo até que todo o óleo chegue ao cárter.
Sendo assim, só é possível saber exatamente o quanto há no motor após alguns minutos com o propulsor desligado, se a medição for feita antes disso, é bem provável que a vareta possa acusar pouco óleo, embora não esteja faltando lubrificante.
6. Localização
Por fim, temos aqui esse segredo que é um pouco óbvio!
A grande verdade é que a localização dos postos de gasolina são estratégicas para que fique fácil para os carros entrarem e saírem de dentro do estabelecimento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!