Com obras na GO-330, ciclovia do DAIA é tomada por carros e motos e leva risco aos ciclistas
Quem opta pela bike para se deslocar reclama da invasão de uma das poucas faixas exclusivas da cidade
![Lucas Tavares](https://portal6.com.br/wp-content/uploads/2021/04/LUCAS-TAVARES-150x150.jpg)
![Com obras na GO-330, ciclovia do DAIA é tomada por carros e motos e leva risco aos ciclistas](https://portal6.com.br/wp-content/uploads/2022/07/GO-330.jpg)
As obras de restauração da GO-330 modificaram o dia a dia não só de quem utiliza automóveis como meio de locomoção na região do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), mas também dos ciclistas.
Vídeos e relatos enviados ao Portal 6 mostram que o trecho, que comporta uma das poucas ciclovias da cidade, é marcado por infrações e desrespeito com quem utiliza o transporte alternativo.
As imagens capturaram o exato momento em motocicletas invadem a pista exclusiva para bicicletas, no intuito de fugir do trânsito.
Ver essa foto no Instagram
Operador de caminhões no DAIA, Cássio Dourado, de 38 anos, contou que motoristas de carro e moto andam na via e ainda exigem que os ciclistas saiam do caminho.
“Aquela ciclovia [do DAIA] virou uma terceira faixa opcional para os veículos. Tem muito carro, muita moto andando ali e pouca bicicleta”, revelou.
“A gente anda devagar e eles ficam atrás da gente. Ficam bravos, buzinando, como se a preferência da fosse deles”.
Há até mesmo relatos de pessoas que viram carros oficiais passando irregularmente pela via que deveria ser exclusiva para ciclistas.
A reportagem procurou a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), responsável pela obra, que prometeu um prazo para o fim das atividades.
“A restauração dos 34,2 quilômetros da GO-330, devem ser concluídas até o final deste mês de julho. Os serviços já estão na fase final e a previsão é que o trânsito se torne mais fluido ao longo dos próximos dias”, revelou em nota enviada ao Portal 6.
Por conta das obras, a agência afirmou que reforçou a sinalização no local e ainda conta com o Comando de Policiamento Rodoviário (CPR) para evitar qualquer transtorno.
Ao ser questionada sobre as reclamações da fluidez da via e as infrações em ciclovias, a Goinfra reconheceu a lentidão no trânsito, principalmente em horário de pico e reforçou que os condutores devem seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro.