Concurso do Corpo de Bombeiros de Goiás poderá ter mais vagas femininas

Alego aprovou, em primeira votação, projeto que altera distribuição dos postos

Karina Ribeiro Karina Ribeiro -
Filhote é acolhido por bombeiros de Rio Verde. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Depois da polêmica envolvendo a disparidade de número de vagas disponíveis para homens e mulheres no concurso público do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás – cujas inscrições estão abertas até o dia 08 de setembro – a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) colocou a pauta em jogo.

No edital – que está na mira do Ministério Público (MP) – são 550 vagas para homens e 62 para mulheres e virou alvo de críticas nas redes sociais.

Em alguns casos, como em cargos relacionados à banda musical, o grupo feminino sequer tem espaço para concorrência. A situação também ocorre em outras posições da corporação, como médicos e odontólogos.

Assim, a proposta do Governo do Estado que visa alterar o artigo que estabelece percentual de 10% nas vagas às candidatas do sexo feminino nos concursos para ingresso no Corpo de Bombeiros.

A ideia é que a limitação não seja aplicada  cargos dos quadros de Praças Especialistas (músicos) e de oficiais da saúde (médico e odontólogos).

A primeira votação foi aprovada nesta quarta-feira (17).

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade