Pesquisa mostra itens com maior diferença de preços em papelarias de Goiás

Procon aponta que mesmo item é encontrado com valor até 441% maior a depender do estabelecimento

Aglys Nadielle Aglys Nadielle -
Pesquisa foi realizada em diversos estabelecimentos. (Foto: Divulgação/Procon).

Uma pesquisa comparativa realizada pelo Procon Goiás encontrou diferença de preços de até 441,67% em materiais escolares. O levantamento foi feito entre os dias 20 e 27 de dezembro com 119 produtos em 15 estabelecimentos em diferentes regiões de Goiânia.

O item com maior discrepância no valor foi a caneta esferográfica, comercializada entre R$ 1,20 e R$ 6,50. A lancheira e o apontador simples estão logo em seguida, com variação de 373,26% e 345,67%.

Também foram encontradas grandes diferenças de preços no pincel de pintura com cerda chata (345,67%) e apontador de plástico com furo e depósito (297,50%).

Alguns dos estabelecimentos pesquisados foram nos setores Central, Campinas, Oeste, Nova Suíça, Bueno, Morada do Sol, dos Funcionários e Vila Nova.

Ainda de acordo com a pesquisa, produtos como giz de cera fino (82,63%), caneta esferográfica (58,70%), cola líquida branca (57,14%), tela para pintura (55,35%) e bloco de papel colorido (45,61%) apresentaram as maiores variações na média de preços em comparação com o mesmo período de 2022.

Já a borracha branca (-11,26%), TNT fino (-10,84%), lápis preto número dois (-9,22%), caixa de tinta guache (-5,30%) e lapiseira (-4,46%) tiveram queda no valor.

O Procon Goiás alerta aos pais, mães e responsáveis que produtos como álcool, tinta para impressora e papel higiênico não podem ser cobrados na lista de material escolar, uma vez que são de responsabilidade da instituição que já recebe o valor da mensalidade para o custeio.

Segundo o órgão, somente itens ligados ao processo didático-pedagógico dos estudantes, de preferência que tenham durabilidade, podem ser solicitados. A unidade de ensino não pode exigir marca, modelo ou estabelecimento comercial exclusivo para a aquisição deles.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade