Inteligência Artificial desenvolvida pela UFG promete auxiliar na negociação de dívidas

Iniciativa visa oferecer aos clientes descontos de forma mais personalizada e acordos mais vantajosos

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), e em parceria com a Recovery, desenvolveu um projeto de Inteligência Artificial (IA) para ajudar na negociação de dívidas.

A iniciativa visa oferecer aos cliente descontos de forma mais personalizada, além de proporcionar acordos mais vantajosos para que as pessoas consigam realizar o pagamento dos débitos pendentes.

Até o momento, mais de 06 milhões de pessoas com algum débito já foram contempladas com a nova metodologia e dezenas de milhões de reais já foram pagos.

Apesar da expectativa, o projeto ainda envolve diversos desafios para agentes de tomada de decisão, já que ele deve selecionar o melhor desconto conforme a característica de cada consumidor.

“Existe um grande volume de usuários com perfis distintos e o agente precisa selecionar o melhor desconto, baseado nas características individuais. A priori, não existe desconto certo ou errado, de forma que ele precisa explorar diferentes opções pra definir a melhor estratégia personalizada”, explicou o pesquisador da UFG, Luckeciano Carvalho Melo.

O projeto também contou com o investimento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Parte do valor foi revertido em bolsas de estudos para 16 pesquisadores, entre estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade