6 alimentos que deixam a pele bonita e ajudam a turbinar a produção de colágeno

Incluir esses alimentos em uma dieta equilibrada pode contribuir para deixar o rosto mais saudável

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
6 alimentos que deixam a pele bonita e ajudam a turbinar a produção de colágeno
(Foto: Valeria Boltneva/ Pexels)

Uma pele bonita e radiante é o desejo de muitas pessoas. Além dos cuidados externos, como limpeza e hidratação adequadas, a alimentação desempenha um papel crucial na saúde da pele.  Isso porque existem alguns alimentos que deixam a pele bonita e ajudam a turbinar a produção de colágeno.

Esses itens são especialmente benéficos para turbinar a produção de colágeno, que é uma proteína essencial para a elasticidade e firmeza da pele.

6 alimentos que deixam a pele bonita e ajudam a turbinar a produção de colágeno

1. Peixes gordurosos

Peixes gordurosos como salmão, atum e sardinha são ricos em ômega-3, um ácido graxo que estimula a produção de colágeno e reduz a inflamação na pele. Além disso, esses peixes são fontes de proteína de alta qualidade, essencial para a construção do colágeno.

2. Frutas cítricas

Laranjas, limões, grapefruits e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C, um nutriente essencial para a síntese de colágeno, e, por isso,  estão na lista de alimentos que deixam a pele bonita e ajudam a turbinar a produção de colágeno.

Vale lembrar que a vitamina C também é um antioxidante poderoso que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

3. Vegetais de folhas verdes escuras

Outros alimentos que ajudam a renovar a pele são os vegetais como espinafre, couve, rúcula e outras folhas verdes são fontes de clorofila, um composto que ajuda a estimular a produção de colágeno. Além disso, esses vegetais são ricos em antioxidantes e vitaminas que promovem a saúde do rosto.

4. Frutas vermelhas

Se você quer turbinar a produção de colagens, os morangos, framboesas, amoras e mirtilos podem te ajudar com isso.

Os alimentos são ricos em antioxidantes, como os flavonoides e ajudam a proteger o rosto contra danos causados pelos radicais livres. Essas frutas também contêm vitamina C e outros nutrientes que promovem a produção de colágeno.

5. Nozes e sementes

Castanhas, amêndoas, nozes, chia, linhaça e outras sementes são fontes de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que são importantes para a saúde do rosto. Esses ácidos graxos ajudam a manter a pele hidratada e estimulam a produção de colágeno.

6. Soja e produtos à base de soja

Por fim, a soja contém isoflavonas, compostos que têm propriedades semelhantes aos estrogênios, hormônios femininos. As isoflavonas da soja ajudam a preservar o colágeno e a elasticidade do rosto, além de proporcionarem benefícios anti-inflamatórios.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade