O que acontece se você não pagar o IPTU?

Especialista destaca que as consequências podem ser graves e que, em última instância, a própria casa pode ser penhorada

Davi Galvão Davi Galvão -
Geração atual de jovens está interessada em adquirir o primeiro imóvel como investimento. (Foto: Divulgação)

Imposto Predial e Territorial Urbano, o famoso IPTU. Gostar de pagar, ninguém gosta, mas é algo que todos os proprietários de imóveis em cidades devem conhecer bem e entender como funciona.

Há quem prefira efetuar o pagamento mensalmente ou, em alguns casos, apenas uma vez no ano – para aproveitar desconto de 10% no valor do tributo. Seja como for, o importante mesmo é estar com a taxa em dia, pois as consequências do não pagamento podem ser graves.

Foi o que explicou ao Portal 6 o secretário da Secretaria Municipal de Finanças de Goiânia (Sefin), Lucas Morais. Segundo ele, a recusa em pagar o imposto pode acarretar na mais grave das medidas: a penhora do imóvel, ainda que ela seja reservada apenas para o último dos casos.

“Se a pessoa não realiza o pagamento do IPTU, a primeira coisa que acontece é que ela não tem uma certidão negativa, e isso dificulta o cidadão a obter empréstimos, por exemplo”, afirmou.

“Em um segundo momento, é realizado até mesmo protesto no SPC e no Serasa, o que já aumenta as custas cartorárias”, completou o especialista.

Além disso, Lucas destacou também que, para os inadimplentes – aqueles que faltam o cumprimento de obrigações jurídicas no prazo estipulado – passa a ocorrer também a aplicação de multas, que podem chegar a 20%, com juros de 1% ao mês.

“Em última instância será movida uma ação de execução fiscal. Neste caso, é possível realizar juridicamente a penhora do próprio imóvel para a cobrança dessa dívida”, pontuou o secretário, acrescentando ainda que – caso chegue a esse ponto – haverá também a cobrança dos honorários da Procuradoria.

Por fim, o especialista ressaltou que, por ser um tributo não vinculado, o IPTU não tem um destino fixo para o qual necessite ser revertido. Ele pode ser utilizado em diferentes áreas, como a educação, saúde ou segurança, de acordo com o que for definido na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Quanto ao valor do tributo, ele afirma que é algo que depende de vários fatores, como, por exemplo, o tamanho do imóvel e as características da construção – se é uma casa, um galpão ou um sobrado, assim como a localização do terreno.

“Dentro da realidade de Goiânia, por exemplo, uma casa no Setor Marista vai ter uma alíquota diferente do que uma no setor Central”, concluiu.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.