6 frases que quem tem o hábito de mentir costuma dizer com frequência

Conteúdos são ditos com uma certa normalidade pela pessoa e, por isso, devem ser compreendidos com desconfiança

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
hábito de mentir
(Foto: Ilustração/Alesia Kozik/Pexels)

É como diz o ditado: a mentira é uma espécie de teia que, infelizmente, algumas pessoas escolhem tecer em suas vidas. Por isso, quem tem o hábito de mentir muitas vezes recorre a padrões verbais para tentar encobrir a verdade e manipular situações a seu favor.

Então, para descobrir se o outro está ou não mentido para você, basta se atentar a algumas frases que são faladas na boca do outro. Então, fique atento!

6 frases que quem tem o hábito de mentir costuma dizer com frequência

1. “Eu juro que é a verdade!” 

Quem tem o hábito de mentir costuma enfatizar sua honestidade de forma veemente, na esperança de que a intensidade de suas palavras convença os outros a acreditar nele.

No entanto, o exagero pode acabar levantando suspeitas adicionais sobre a veracidade do que está sendo dito.

2. “Lembra aquele dia que…”

Para sustentar uma mentira, a pessoa que diz inverdades muitas vezes criará detalhes ou situações falsas para reforçar sua história. O objetivo é criar uma narrativa coerente, mas, com o passar do tempo, esses detalhes adicionais podem se tornar contraditórios ou confusos.

3. “Não estou me sentindo muito bem hoje…” 

Quando confrontado com uma pergunta ou situação incômoda, o mentiroso pode tentar desviar a atenção usando a desculpa de que não está bem emocionalmente ou fisicamente. Essa estratégia visa manipular a empatia dos outros e desviar o foco da mentira.

4. “Acredite, eu jamais faria algo assim!” 

A negação veemente é outra tática comum dos mentirosos. Assim, eles tentam convencer os outros de que são incapazes de cometer a ação em questão, negando veementemente qualquer envolvimento, mesmo que a evidência aponte o contrário.

5. “Minha memória anda falhando ultimamente…”

Para encobrir as declarações falsas, o mentiroso pode alegar problemas de memória ou confusão mental. Isso pode ser uma tentativa de se esquivar das contradições que possam surgir ao longo da conversa. Portanto, cuidado!

6. “Eu só estou tentando proteger você…” 

Por fim, em alguns casos, o mentiroso pode usar a desculpa de que está mentindo para proteger os outros, especialmente quando a mentira pode afetar negativamente alguém próximo. Então, fique atento (a)!

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade