A saúde em Anápolis precisa melhorar!

Quem não tem condições para se tratar na rede privada termina sofrendo muito! Não deveria ser assim

Professor Marcos Professor Marcos -
Vista aérea da Unidade de Pronto Atendimento da Vila Esperança, em Anápolis. (Foto: Reprodução/Prefeitura de Anápolis).

Todos os dias nossas redes sociais lotam de pessoas reclamando dos serviços de saúde em Anápolis e pedindo ajuda. Temos vivido problemas complexos no setor e não podemos justificar a situação sem dar respostas efetivas. A mãe que leva o filho até a unidade de saúde deseja apenas uma coisa: atendimento de qualidade.

A paralisação das cirurgias cardíacas, o atraso nas cirurgias eletivas e a falta de locais descentralizados para atendimento 24h ampliam o quadro de insatisfação.

A falta de atendimento, falta de vagas em UTI e demora na acolhida são problemas que podem terminar na perda do paciente. A confusão sobre a onde o LACEMA ficaria alocado, por exemplo, mostra falta de planejamento e de comunicação com os servidores da saúde.

Quando o caos se instala não tem nada que possa diferenciar as pessoas umas das outras. Todo mundo é gente e sangra igualmente. Escrevo para expressar a preocupação com esse desenho.

Precisamos valorizar os profissionais da saúde, rompendo com credenciamentos abusivos e valorizando quem faz saúde na ponta, atendendo a população. É preciso trabalhar com base na territorialização, valorizando os agentes de saúde para que a rede de atenção básica funcione efetivamente evitando sobrecarregar a urgência e emergência.

Quem não tem condições para se tratar na rede privada termina sofrendo muito! Não deveria ser assim. Saúde é um direito constitucional.

Marcos Carvalho é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente, vereador em Anápolis pelo Partido dos Trabalhadores. Escreve todas às terças-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade