Tufão atinge Taiwan pela primeira vez em quatro anos
No sábado, a presidente Tsai Ing-wen havia publicado em mídia social um apelo para "todos ficarem em alerta, se prepararem"
NELSON DE SÁ
TAIPÉ, TAIWAN (FOLHAPRESS) – O tufão Haikui chegou a Taiwan às 15h40 deste domingo (4h40 em Brasília) com chuvas e ventos fortes e queda de energia no Sudeste, região de baixa população. É o primeiro a alcançar a ilha desde agosto de 2019.
Até as 20h, a capital, Taipé, que fica no Norte, assim como as principais indústrias, apresentou apenas alguns momentos de chuva fraca. O principal incidente, em Hualien, no Leste, foi a queda de uma árvore sobre um carro, deixando um casal com ferimentos leves, segundo a agência estatal CNA.
No sábado, a presidente Tsai Ing-wen havia publicado em mídia social um apelo para “todos ficarem em alerta, se prepararem”. Cerca de 300 voos foram cancelados, inclusive para a China continental.
O tufão deve chegar à região Oeste nesta madrugada, após atravessar as montanhas no centro da ilha, já mais fraco e sem expectativa de maior risco para a região de produção agrícola. Em seguida, atravessa o estreito e alcança a China.
🇹🇼 | ÚLTIMA HORA: El tifón Haikui tocó tierra en el este de Taiwán, es la primera gran tormenta que azota directamente la isla en cuatro años.
Unas 3.000 personas fueron evacuadas, con mas de 200 vuelos cancelados, escuelas y negocios cerrados en las partes sur y este de la… pic.twitter.com/83A9AYdvTm
— Alerta Mundial (@AlertaMundial2) September 3, 2023