MP vai investigar Prefeitura por fechamento de unidades de saúde em Anápolis

Prática, que foi denunciada pelo Sindicato dos Médicos, teria resultado em uma sobrecarga no HEANA

Samuel Leão Samuel Leão -
Unidade de Pronto Atendimento Dr. Alair Mafra Andrade, na Vila Esperança. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Anápolis será investigada pelo Ministério Público (MP), por conta do fechamento dos atendimentos em diversas unidades de saúde do município. A medida se configura em um inquérito civil contra a pasta.

O Portal 6 teve acesso ao documento nesta sexta-feira (15) e apurou que a medida tomou forma após um processo administrativo ser formalizado pelo Sindicato de Médicos de Anápolis, denunciando a situação.

Foram apontadas diversas irregularidades nos serviços de saúde, em especial referente ao fechamento das “portas-abertas” nos prontos socorros.

“Levou ao estrangulamento do Hospital Estadual de Urgências de Anápolis (HEANA), comprometendo o único nosocômio que realiza cirurgias de médio e grande portes”, apontou a decisão, assinada pelo promotor Marcelo de Freitas, titular da 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Anápolis.

Ainda de acordo com o documento, o cenário se agravaria ainda mais com “a terceirização da UPA Alair Mafra [UPA Vila Esperança]”.

Diante desse cenário, o HEANA – que possui caráter estadual – estaria recebendo o encaminhamento de demandas de baixa complexidade, sobrecarregando a unidade, necessária para a condução de procedimentos mais urgentes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.