6 segredos que quem tem ar-condicionado em casa precisa decifrar
Existem particularidades sobre este aparelho que só quem já tem em seu lar vai entender do que se trata esta matéria
Existem alguns segredos que só quem tem ar-condicionado em casa precisa decifrar para conseguir entender.
O uso dele é comum nos ambientes para proporcionar conforto térmico para diversas situações de alterações de clima e temperatura.
Em caso de funcionamento em excesso deste aparelho em dias quentes pode aumentar o consumo de energia elétrica e os custos associados a ele, como manutenção, por exemplo.
É importante equilibrar a temperatura desejada com práticas de eficiência energética, como o uso de termostatos programáveis e a manutenção regular do sistema para evitar desperdício de energia e reduzir o impacto ambiental.
Mas quando compramos essa preciosidade, existem algumas coisas que precisam ser feitas regularmente neles, mas é tudo tão complicado que parece um segredo a se decifrar.
Pensando nisso, separamos para você alguns deles que só quem tem um vai entender
1. Quando é a hora da limpeza regular do filtro
Manter as unidades interna e externa limpas ajuda a manter o desempenho eficiente do ar-condicionado e evita o acúmulo de poeira e sujeira.
É bom não subestimar o poder da limpeza do filtro, que precisa ser higienizado pelo menos uma vez por mês, uma vez que a sujeira acumula e atrapalha a circulação do ar.
2. Onde é o melhor local para instalar
É bom evitar locais quentes, próximos a equipamentos elétricos ou sob algum tipo de exposição ao sol. Você precisa pensar bem onde vai instalar esse item estimado para não ter problemas futuros.
3. Como e quando é a manutenção rreventiva
Agende manutenções periódicas para verificar filtros, motor e outras partes, garantindo um funcionamento ideal.
É bom não negligenciar manutenção e mandar o eletrodoméstico para a revisão no mínimo uma vez ao ano, incluindo a lavagem completa das serpentinas.
4. Como é a parte da vedação do ambiente
Um segredo que é quase impossível de se decifrar é quando se trata deste assunto, mas vamos te ajudar.
Certifique-se de que o teto, as janelas e as portas estejam bem vedadas para evitar a entrada de ar quente e a saída do ar frio. Confira cantinho por cantinho.
5. Como funciona o termostato inteligente
Considere investir em um termostato programável para controlar a temperatura de forma eficiente, ajustando-a automaticamente conforme necessário.
Busque fazer a regulagem dele para uma temperatura agradável e evite configurações muito baixas.
6. Como é a questão da capacidade correta do aparelho
É muito importante dar uma conferida na quantidade de Unidades Térmicas Britânicas (BTUs) que seu aparelho possui e se ela é adequada ao tamanho do ambiente que você pretende usar o item.
Procure ajuda de um profissional pois um erro de superdimensionamento de função do seu querido resfriador pode levar a um consumo excessivo de energia e do seu dinheiro.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades em tempo real!