Confira a lista completa de doenças que vão dar direito à aposentadoria em 2024
Enfermidades mencionadas isentam o beneficiário da carência prévia normalmente exigida pela Previdência Social
A aposentadoria por invalidez é um tipo de suporte financeiro para quando alguém fica doente ou se machuca tão seriamente que não consegue mais trabalhar.
Dessa forma, o governo oferece pagamentos mensais para ajudar essa pessoa a viver e pagar contas, já que ela não pode mais trocar sua mão de obra para ganhar dinheiro.
Para te ajudar a entender melhor quais enfermidades são contempladas por essa política pública de assistência e aposentadoria por invalidez, o Ministério da Previdência Social divulgou uma listagem com uma relação completa de doenças que vão dar direito à aposentadoria em 2024.
Confira a lista completa de doenças que vão dar direito à aposentadoria em 2024
Essas condições possuem natureza tão debilitante que dão acesso direto à aposentadoria por invalidez, mesmo sem a necessidade de cumprir o período exigido de carência.
1. Cegueira total;
2. Doenças cardíacas severas;
3. Espondiloartrose anquilosante;
4. Estágios avançados da doença de Paget (osteíte deformante);
5. Exposição a radiação, comprovada por medicina especializada;
6. Hanseníase;
7. Mal de Parkinson;
8. Hepatopatias graves.
9. Nefropatias graves;
10. Neoplasias malignas (câncer);
11. Paralisia incapacitante e irreversível;
12. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS);
13. Tuberculose ativa;
14. Transtornos mentais severos;
É importante lembrar que esse benefício é concedido por meio de critérios bem específicos definidos pela Previdência Social.
A incapacidade do trabalhador de não conseguir mais exercer função deve ser total e/ou definitiva, sob condição de segurado e com requisito de período de carência exigido a ser atendido.
Sendo assim, um médico avalia se a pessoa realmente não pode mais trabalhar. Isso ajuda a garantir que apenas quem realmente precisa receba.
Vale lembrar que as doenças mencionadas na listagem apenas isentam o beneficiário da carência prévia normalmente exigida.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!