6 aparelhos que devem ser retirados da tomada mesmo quando estão desligados
Alguns eletrodomésticos, mesmo desligados, ainda são capazes de consumir energia.
Deixar o carregador na tomada, a TV em standby e o micro-ondas conectado à energia, é uma prática comum na maioria das casas, mas estes aparelhos devem ser retirados da tomada, e isso, pode fazer uma grande diferença no bolso.
Alguns eletrodomésticos, mesmo desligados, ainda são capazes de consumir energia. O “consumo fantasma”, segundo pesquisas, pode ser responsável por até 9% do valor total da conta de luz.
A principal forma de evitar esse gasto desnecessário, é retirando os equipamentos da tomada. Confira quais são os principais vilões.
6 aparelhos que devem ser retirados da tomada mesmo quando estão desligados
1. Televisão
No topo da lista, a TV, que está presente no lar de famílias do mundo todo, sendo comum, ter mais um equipamento dentro de uma única residência. No Brasil, estima-se que existem mais de 100 milhões de televisões instaladas.
O principal problema é que, mesmo desligada, ela consome elevadas quantidades de energia elétrica, devido ao sistema, principalmente nos modelos smart, e a luz que indica o modo standby.
2. Micro-ondas
Pode não parecer, mas ele consome muita energia. O painel integrado à frente do micro-ondas “suga” eletricidade constantemente.
O ideal é só colocar na fonte de alimentação, no momento em que for usar o equipamento. Seu bolso agradece.
3. Carregador
Jamais deixe o carregador do seu celular na tomada após o uso. O consumo em standby, pode chegar de 1 a 5 watts, gerando um gasto desnecessário de energia.
Muito cuidado, o carregador também pode provocar incêndios, já que o calor produzido pelo item não tem para onde ir.
4. Computador
Segundo especialistas, o computador pode consumir até 21w por hora mesmo estando desligado, gerando um grande impacto na conta.
O mesmo é válido para o notebook, que pode consumir até 18w só por estar conectado. Lembre-se, conecte apenas quando for utilizar o aparelho.
5. Ar-condicionado
Esse equipamento é um verdadeiro inimigo do seu bolso, mas tirá-lo da tomada pode te ajudar a economizar, principalmente em aparelhos mais modernos, com programações automáticas.
Nesse caso, é recomendado retirar em casos onde o proprietário vai passar um longo período fora de casa, evitando sustos no fim do mês.
6. Aparelho de som
Fechando a lista, as cobiçadas caixas de som também só devem ser plugadas na tomada durante o uso, principalmente os modelos mais novos que vem com iluminação embutida.
Então já sabe, música só na hora de dançar, caso contrário, seu dinheiro vai embora mesmo antes da batida começar.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!