Equatorial assume liderança de reclamações no Procon Goiás

Ranking tradicionalmente é puxado por empresas de telefonia ou instituições financeiras

Davi Galvão Davi Galvão -
Concessionária aponta que subestações serão entregues neste ano (Foto: Divulgação)

Atualizada às 9h20

Responsável pelos cuidados e distribuição da rede elétrica no estado de Goiás, a Equatorial despontou em um ranking divulgado recentemente pelo Procon, que posicionou a empresa como a número 1 em reclamações de clientes.

O estudo apontou que, das 161 denúncias formalizadas contra a concessionária, a maior parte são relativas a cobranças em desacordo com uso, instabilidade e interrupção no fornecimento, além de dificuldade ou atraso de reembolso.

Conforme observado pelo próprio Procon, que registrou um grande volume de reclamações ao longo dos meses, especialmente em agosto, quando chegou a ser acionado 332 vezes, o resultado reflete claramente essa insatisfação da população. Foi uma média de 11 contatos por dia, sendo que dessas, nem todas evoluíram para denúncias formais.

Em segundo lugar no ranking lugar ficou a Claro, com 116 registros. Para a operadora de telefonia, as principais reclamações dos consumidores são sobre lançamento não reconhecido em fatura e alteração de contrato sem solicitação ou aviso prévio.

Já o terceiro lugar ficou com a Tim, com o total de 93 reclamações. As principais queixas se deram por cobrança indevida/abusiva em contrato e cobrança por serviços ou produtos não contratados.

Leia nota da Equatorial na íntegra:

A Equatorial Goiás reforça que as reclamações de forma acumulada nos últimos 12 meses, no Procon, apresentaram queda. Dados do Órgão de Defesa do Consumidor apontam uma redução de mais de 10%, comparando o ano de 2023 com o ano passado. Além disso, a empresa dispõe de um canal de atendimento exclusivo para esses órgãos, que conta com equipe uma especializada para prestar os devidos esclarecimentos a todas as solicitações registradas.

A Equatorial Goiás esclarece que possui cerca de 3,5 milhões de clientes e que os atendimentos registrados no Procon correspondem a menos de 0,005% dos clientes da concessão. A companhia ressalta que o volume total de atendimentos divulgados pelo Procon não inclui apenas reclamações, mas também solicitações de informação.

A companhia destaca que a rede vem sendo afetada nesses últimos meses, em função das fortes instabilidades climáticas e descargas elétricas, que podem comprometer o fornecimento de energia. E que equipes atuam de prontidão para retomar o fornecimento na maior brevidade possível, sempre que necessário.

Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás

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