Casal alega negligência médica após morte de bebê em maternidade

Criança faleceu na quarta visita à unidade após três atendimentos consecutivos em que os genitores foram mandados para casa

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Assessoria da SMS aponta que mãe deveria ter ido à unidade mais cedo na quarta visita (Foto: Vitória Carvalho/SECOM)

Um casal de Senador Canedo recebeu a triste notícia de que o bebê que estavam gerando faleceu ainda no ventre da mãe, neste domingo (10). Contudo, a dor se tornou ainda maior visto que foram diversas vezes na Maternidade Municipal Aristina Cândida para checar a saúde do bebê prestes a nascer e direcionados de volta para casa, os levando a relatar negligência médica.

O casal se direcionou à unidade, localizada no Jardim Todos os Santos, em momentos diferentes. Por três vezes consecutivos, realizaram a triagem e a mãe foi submetida ao exame do toque, em que se identifica se a criança já está pronta para nascer.

No entanto, nas três ocasiões, o casal foi informado que poderiam voltar para casa. Ao Portal 6, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo afirmou que o terceiro atendimento se deu às 12h40 de domingo (10), sem sintoma de anormalidade com o bebê.

Então, na quarta visita, que se deu por volta das 18h30, durante a identificação dos batimentos cardíacos da criança, os genitores receberam a notícia de que já não havia mais sinal de vida.

Diante da informação, a família ficou inconformada com a atuação da equipe médica e se revoltou, levando ao acionamento da Guarda Civil (GC). De acordo com o casal, a morte da criança foi causada por negligência da maternidade.

Leia nota da Secretaria Municipal de Saúde na íntegra:

Sobre o caso ocorrido neste domingo, na Maternidade Aristina Cândida, a Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo informa que todos os protocolos adotados na unidade foram seguidos. Que estes protocolos seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde. A equipe da Maternidade está consternada com o fato, lamenta o óbito e está prestando toda a assistência necessária à mãe e à família. A Secretaria está abrindo procedimento para investigar as causas do óbito.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.