6 coisas que precisam ser analisadas na hora de comprar picanha para não ser enganado

Seguindo essas dicas, você estará com mais aptidão para escolher um corte de qualidade no açougue para levar para casa

Magno Oliver Magno Oliver -
Coisas que precisam
(Imagem: Ilustração/Captura de tela/Youtube)

Existem algumas coisas que precisam ser levadas em conta quando vamos adquirir a carne do almoço, jantar ou churrasco, não é mesmo?

Assim, quando o assunto é picanha, a atenção precisa ser redobrada em alguns pontos pois é um corte de valor alto e ninguém quer ser passado para trás. Muitas vezes acabamos sendo enganados pelo próprio atendente do açougue que nos vende uma peça de coxão duro, por exemplo, e muita gente não sabe diferenciar.

Dessa forma, na hora de escolher a picanha perfeita, tenha atenção a alguns fatores essenciais que farão toda a diferença em sua experiência gastronômica e você não será passado para trás.

6 coisas que precisam ser analisadas na hora de comprar picanha para não ser enganado

1. Registro do açougue, certificações e selos de qualidade

Procure por picanhas certificadas e com selos de qualidade, como o SIF (Serviço de Inspeção Federal), garantindo padrões sanitários e de produção. Opte por picanhas de origem confiável, preferencialmente de gado criado em pastagens naturais.

2. Marmorização da carne

Esse é um ponto importante que muita gente deixa passar. Verifique a quantidade de gordura entremeada na carne. Quanto mais marmorizada, alta, grossa, mais suculenta e macia será sua picanha.

3. Espessura da peça

Escolha picanhas com espessura uniforme, idealmente com cerca de 3 a 4 centímetros. Isso garante cozimento homogêneo, maciez e a suculência que só ela oferece.

4. Como está o estado da coloração da carne

Parece sem importância, mas muita gente deixa de observar a coloração da carne. E isso é crucial. Opte por picanhas de cor vermelho vivo, sinal de frescor e qualidade. Bastante sangue e aparência fresca.

5. Como está o cheiro

Também essencial para a compra de um corte de carne. Assim, ao sentir o aroma da picanha, certifique-se de que seja agradável e característico. Isso indica frescor e qualidade da peça apresentada.

6. Textura da Carne

Por fim, toque a carne para avaliar sua textura. Principalmente entre o espaço da gordura e a fibra para detectar se não é um corte montado, pois, caso seja, ela irá desmanchar. Deve estar firme, porém com certa flexibilidade, sinalizando frescor e maciez.

E aí, você curtiu esse conteúdo? O que achou da matéria que exibimos agora? Então, leia essas outras matérias aqui disponíveis logo abaixo também e surpreenda-se: 

Novo truque da máquina de lavar chama atenção das donas de casa

6 utilidades do sabão em pó que as donas de casa espertas precisam saber

⁠Entenda por que têm donas de casa colocando banana no forno

Donas de casa encontraram nova forma de limpar o banheiro; método é diferente

Portanto, siga o Portal 6 no Instagram: No @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo digital e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade