Últimos dias para se pagar o IPTU e ajudar a Prefeitura de Anápolis

Notável crise financeira no município pode ser percebida com atrasos de diversas naturezas, sobretudo no pagamento de fornecedores e terceirizados

Samuel Leão Samuel Leão -
Imagem aérea do céu aberto em Anápolis. (Foto: Samuel Leão/ Portal 6)

O prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) está se aproximando do final, já no dia 10 de abril. E, desta vez, em consonância com o “aperto financeiro” da atual gestão municipal, não haverá prorrogação.

Com praticamente uma semana restante de prazo para aqueles que ainda não regularizaram o tributo, ainda é possível acessar descontos de 10%, para o pagamento à vista, e de até 15% pelo programa Contribuinte Legal.

A iniciativa abarca os cidadãos que estão em dia com o imposto do ano passado, e que também o tenham pago em uma única parcela. O pagamento deste ano pode ser feito tanto de maneira virtual quanto presencial.

Os canais do Zap da Prefeitura disponibilizam o serviço, assim como a unidade do Rápido do Anashopping. Outra opção é acessar o Portal do Cidadão para emitir a guia, utilizando a inscrição do imóvel.

Vale ressaltar que os talões de todos os imóveis residenciais estão sendo enviados diretamente para as respectivas residências, até a data do vencimento. Garantindo a entrada de verba neste último ano de governo, ainda foi definido um valor mínimo para as parcelas.

Quem optar pelo pagamento dividido pode fazê-lo em até oito vezes, de modo que nenhuma das mensalidades poderá ser menor que R$ 141,20. Entretanto, vale frisar que isso não inclui as isenções asseguradas a certos contribuintes anapolinos.

Vale pontuar também que o não pagamento das parcelas resultará na cobrança de juros, previstos na Lei Complementar Municipal nº 136/2006, que podem acarretar a pena de responsabilidade funcional.

O diretor da Receita Municipal, Olisomar Pires, ainda apontou que, como tal verba não tem destinação específica nem é vinculada a nenhum fundo, poderá ser utilizada de imediato para alguma das várias demandas e gargalos do município – que tem colecionado atrasos no pagamento de fornecedores e terceirizados das mais diversas áreas.

Um exemplo recente aconteceu nesta segunda-feira (1º), quando os usuários do Ipasgo em Anápolis tiveram uma ingrata surpresa. Isso porque os atendimentos foram temporariamente bloqueados, justamente pela falta de repasse da Prefeitura.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade